SUMÁRIO
3.1.7 Bibliografia Recomendada
3.2.1. Da seleção de artigos científicos:
Uma das principais funções do estudante universitário brasileiro na primeira década do século XXI é fortalecer a democracia e impulsionar a inclusão digital. Essas premissas são alicerces do desenvolvimento nacional, ordenado e progressivo.
O Portal Jurídico Investidura é um projeto que une conhecimento, tecnologias de comunicação e acesso à informação de qualidade, o que o fortalece como um veículo informativo democrático na busca pela igualdade de oportunidades na sociedade brasileira.
Dotado de um espírito juvenil, o projeto recebe empenho inigualável de sua equipe. Ciente da responsabilidade sobre a disseminação do conhecimento de qualidade e da importância da interatividade entre os cidadãos que buscam um conhecimento afim, o Portal Jurídico Investidura busca exercer tais funções sociais.
Diz-se que o universitário tem a missão de questionar peculiaridades sociais com atitudes enérgicas, mobilização e enfrentamento. Entretanto, com o advento da revolução digital, nem sempre é necessário sair às ruas para demonstrar tal presença. Para fazer tal constatação, basta vislumbrar a interatividade social permitida pela rede mundial de computadores.
Este projeto contém as informações necessárias para se entender o quão responsável e pioneiro é o papel do Portal Jurídico Investidura no universo das relações sociais e jurídicas do brasileiro.
A narração do histórico do Portal Jurídico Investidura está dividida em: Fundação, Desenvolvimento e Repercussão.
Fruto de uma iniciativa acadêmica dos estudantes de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, Gustavo Henrique Carvalho Schiefler e Ricardo de Holanda Janesch, em 21 de setembro de 2007 foi fundada a Revista Eletrônica Investidura. Por falta de recursos financeiros e técnicos, a publicação ocorria em um sistema simples e gratuito disponível para usuários da rede mundial de computadores – internet. No endereço www.investidura.blogspot.com , encontrava-se um layout cinza e branco. O nome “Investidura” cujo significado é “ato de investir uma pessoa na posse de algum cargo ou dignidade” foi determinado após uma lista exaustiva de hipóteses. As razões que levaram a tal escolha foram a de que se trata de um nome simples, prático e com forte significado.
Em 2007, um periódico quinzenal era publicado com os trabalhos realizados no âmbito universitário e enviados à revista. Em outubro, o layout foi reformulado, de cinza e branco, passou a ser vermelho e branco.
Os trabalhos eram arquivados em um servidor virtual gratuito, o usuário então baixava o arquivo através do intermédio deste outro site, que permitia este serviço. Logo em outubro de 2007, foi criada a página http://revistainvestidura.googlepages.com , e os trabalhos passaram a ser diretamente baixados da página, sem necessidade de um intermediador.
No início de 2008, criou-se um índice geral das publicações, necessário para a boa didática do site. O índice era atualizado manualmente, através da ferramenta do Googlepages, em código html. Na mesma época, iniciou o “Sistema de Colaboradores”, hoje extinto, em que o objetivo era incentivar a produção científica dos colaboradores da revista. Tratava-se de uma espécie de concurso em que era destinada certa pontuação pelos diferentes trabalhos enviados.
Em 17 de maio de
A implementação do CMS (Content Manager System) Joomla permitiu ao portal um desenvolvimento surpreendente. Diversos módulos, componentes e plugins foram instalados, otimizando, assim, a navegabilidade dos usuários.
O público que utiliza os serviços do portal é proveniente de todas as regiões do Brasil. A maioria dos acessos tem origem nos mecanismos de busca, por isso uma abrangência tão ampla. Contudo, o maior foco de acessos é de Florianópolis, cidade na qual o projeto iniciou e possui grande divulgação nas universidades.
Todo o material inserido no Portal Jurídico Investidura foi autorizado pelos autores, com os quais se têm freqüente contato via e-mail ou pessoalmente. As parcerias realizadas com o autor, que tem por objetivo a divulgação do seu material, e o Portal Jurídico Investidura, que é o veículo necessário para atingir tal fim, são profícuas e respeitosas.
No início de outubro de 2008, o Portal Jurídico Investidura contava com um acervo próximo de 1300 artigos. A média diária já era superior a 1700 usuários únicos.
Em março de 2009, o acervo da biblioteca jurídica do portal está próximo de 3000 artigos e a média diária em dias de semana é superior a 2500 visitantes.
A equipe conta com mais de dez pessoas, entre diretores, secretaria, moderadores, colunistas, editores e webmaster.
A biblioteca virtual do Portal Jurídico Investidura se localiza na página inicial do portal. O foco do trabalho é quantitativo. Sua função é democratizar a informação, sem distinção de ideologia. O acervo é composto de artigos, resumos, estudos de caso, doutrina, resenhas, internacional, bibliografia recomendada, opinião, notícias e teses.
Artigo é escrito forense ou social que trata de alguma matéria de maneira inovadora. Os artigos podem ser científicos - segundo as normas da ABNT - ou não. Constituem a maior parte do acervo da biblioteca virtual. São categorizados por temas – em torno de trinta e cinco.
Resumo é uma síntese das principais idéias de uma obra ou de determinado trecho dela. Não há juízo de valor sobre o trabalho resumido. Também pode ser chamado de fichamento. Os resumos estão divididos em aproximadamente vinte categorias, de acordo com a temática.
Estudo de caso é um trabalho dirigido em que um caso prático é seu tema central. Trata-se de um método de abordagem de investigação, onde se descreve um caso concreto.
Doutrina é o texto que busca a compreensão de determinado assunto através do estudo do conjunto de princípios que servem de base para determinado sistema.
Resenha é o texto que preza pela construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. Faz-se uma análise do objeto em questão, uma espécie de resumo com juízo de valor.
Seção da biblioteca que compila textos em língua diferente da portuguesa. Os textos são dividos de acordo com a língua escrita.
Seção em que há a exibição das obras mais conceituadas sobre determinado assunto jurídico. O usuário faz uma pesquisa de preços através de links dipostos em formato de imagem da obra.
Texto de menor extensão do que o artigo. Diferencia-se pelo menor embasamento teórico dos argumentos. Trata-se dos próprios argumentos do autor, que traduz seus pensamentos em palavras.
Texto informativo da realidade concreta. Trata de acontecimentos recentes que têm significante repercussão no mundo jurídico.
Tese é um trabalho original em que há uma proposição apresentada como conclusão do curso de mestrado e doutorado.
Espaços sob responsabilidade de colunistas periódicos e restrito ao material deles. Diversos temas relacionados ao Direito, Política e Sociedade são tratados.
A Revista Eletrônica Investidura é um periódico bimestral que publica artigos científicos e colunas de Direito. Temas relativos também são abordados no intuito de enriquecer a cultura jurídica e a formação intelectual do brasileiro. A Revista Eletrönica Investidura está registrada no IBICT (Instituto Brasileiro de Ciëncia e Tecnologia) através do número ISSN 1983-747X. O Corpo editorial é formado por editores da academia e do magistério. A editoração eletrônica do site é produzida pelos webmasters do Portal.
1. Os artigos científicos são retidados da Biblioteca Virtual do Portal Jurídico Investidura. A preferência é dada aos artigos publicados no último bimestre. Após o levantamento das obras, os artigos científicos são enviados aos editores do Corpo Editoral, que analisam e selecionam os trabalhos mais conceituados de acordo com os critérios de observância da revista.
2. Os artigos científicos selecionados seguem os seguintes critérios de seleção:
· Conteúdo jurídico;
· Fundamentação do conteúdo;
·Escrita conforme o padrão de formatação de um artigo científico;
·Respeito à norma culta da língua portuguesa;
· Coerência da linha de raciocínio
· Tamanho mínimo que caracterize a cientificidade do artigo.
1. As colunas de Direito são formadas por artigos enviados pelos colunistas da Revista Eletrônica Investidura.
2. A seleção dos textos a serem publicados segue os mesmos critérios de seleção dos artigos científicos. Entretanto, não há a necessidade de tamanho suficiente para caracterizar a cientificidade do artigo.
1.A publicação das edições da Revista Eletrônica Investidura ocorre no endereço eletrônico: www.revista.investidura.com.br
2.A periodicidade é bimestral. Em mês de publicação, esta ocorre até o 5º dia útil do mês.
Espaço destinado ao debate de estudantes e profissionais de Direito. O fórum é organizado a partir da possibilidade de comentário. O fórum fomenta a reflexão, o debate e a argumentação do jurista brasileiro.
Denominada Wikilegis, a enciclopédia jurídica virtual do Portal Jurídico Investidura encontra-se no endereço: www.wikilegis.investidura.com.br
Instituiída em interface wiki, usuários podem alterar e adicionar conceitos jurídicos abrangendo doutrina e liguagem forense, formando, assim, um grande banco de dados.