Dicas

O edital do concurso foi publicado: como se preparar?

Se, por um lado, a publicação do edital do concurso público é um momento de alívio para os candidatos que já vêm se preparando, por outro, pode ser um momento de angústia para aqueles que ainda não começaram os preparativos ou aqueles que não têm certeza de qual carreira deseja seguir.

 A primeira coisa que se deve fazer é baixar o edital para analisá-lo detalhadamente. É válido até imprimi-lo e ter próximo de você a todo o momento até o dia da nomeação, uma vez que ele é a “bíblia” do certame e servirá, se bem elaborado, para tirar praticamente todas as dúvidas que se possa ter sobre o concurso.

 Enfim, leia o edital e veja se é isso mesmo que você almeja. Identifique o tipo de concurso e analise as atribuições do cargo pretendido, para que não se decepcione depois de estudar, ser aprovado e nomeado. Após, leia o conteúdo programático, veja quais são as matérias que serão cobradas em todos os cargos, bem como o conteúdo específico daquele a que você visa.

 É extremamente importante que seja traçado uma estratégia de estudos, para que você dê prioridade para aquilo que vale mais ou tem mais chance de cair, otimizando o seu tempo. Lembre-se: após a publicação do edital, a data da prova já está marcada. Assim, todo o tempo de estudo é crucial, desde que a qualidade da saúde mental e física do candidato se mantenha num bom nível.

 Obviamente, o ideal é que o candidato comece a se preparar antes que o edital do concurso seja publicado, estudando aquelas matérias que caem em todo concurso público, como português, raciocínio lógico matemático e informática. Contudo, sabe-se que nem sempre isso é possível. Não se desespere, pois você não é o único. Com dedicação, disciplina e motivação a nomeação chegará.

Como citar e referenciar este artigo:
INVESTIDURA, Portal Jurídico. O edital do concurso foi publicado: como se preparar?. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2017. Disponível em: https://investidura.com.br/concurso-publico/dicas/o-edital-do-concurso-foi-publicado-como-se-preparar/ Acesso em: 19 abr. 2024