Gestão, Tecnologia e Qualidade para o Direito

Precisamos de gestores?

Imagine que um gigante como o Google afirmasse que não precisamos mais de gestores, gerentes… Um projeto do próprio Google em 2002 (isto mesmo, há 20 anos atrás) chamado Oxygen afirmou exatamente isto e se propôs a provar que a existencia de gestores, gerentes seria totalmente ineficaz as empresas…

E o resultado?

Exatamente o oposto! 

E deste experimento, o Google entregou 10 características comuns aos melhores gestores que foram aplicadas a seus próprios gestores e trouxe um incremento de até 75% a mais de produtividade.

São estes os 10 atributos:

Seja um bom mentor
É preciso mostrar que você se importa com seus funcionários. Uma forma de manifestar isso é dedicar tempo e esforço para ajudar os seus colaboradores a se tornarem profissionais melhores.
 

Mas não entregue tudo de bandeja. Um bom mentor é capaz de fazer boas perguntas, não apenas dar respostas. Dessa forma, você conseguirá expandir o ponto de vista dos seus mentorados, em vez de os pressionar a adotar o seu. 

Crie equipes empoderadas
Segundo uma pesquisa realizada pela especialista em recursos humanos Gretchen Spreitzer, da Universidade de Michigan, funcionários empoderados têm maior satisfação no trabalho e maior comprometimento organizacional.
 

Para isso ser possível, os gestores precisam abrir mão do microgerenciamento, dando autonomia para os colaboradores realizarem suas tarefas. O resultado é uma menor rotatividade e aumento no desempenho e motivação. Além disso, os supervisores que empoderam são vistos como mais influentes e inspiradores por seus subordinados. 

Crie um ambiente inclusivo
Vencer é bom, mas vencer em equipe é ainda melhor. Para criar esse sentimento de unidade, bons gestores precisam estimular o sentimento de interdependência entre seus colaboradores. Também se certifique que todos estão integrados, não deixando ninguém fora.
 

Seja produtivo e sempre procure resultados
Leve a produtividade dos seus funcionários a sério. E, para isso, é preciso dar as ferramentas necessárias para serem produtivos. Uma das formas de fazer isso é eliminando processos desnecessários.
 

Seja um bom comunicador
O maior problema com a comunicação é a ilusão de que ela ocorreu. E isso acontece sempre que você não dá ouvido a seus funcionários. Um bom gestor sempre está preocupado em ouvir – mesmo que seja para dizer um “não”.
 

Tenha visão
Muito mais do que direcionar os funcionários para um objetivo, um bom gestor os estimula a colaborar com a construção de estratégias. Isso deixará a equipe mais comprometida com a sua visão de negócios e, consequentemente, mais empenhada em atingir suas metas.
 

Dê feedbacks
Os melhores gestores se preocupam com as carreiras e desenvolvimento da sua equipe. E nada ajuda mais nisso que um feedback.
 

As pessoas não trabalham para alcançar uma meta numérica. Trabalham para dar significado às suas vidas, e o significado vem do crescimento e desenvolvimento pessoal. 

Tenha a experiência necessária para aconselhar sua equipe
Mais do que uma boa administração, o Google quer que seus gestores tenham as habilidades técnicas (como programação, por exemplo) necessárias para aconselhar sua equipe. Então faça o necessário para construir essa expertise, seja fazendo cursos ou lendo livros.
 

Colabore
A colaboração acontece quando cada membro da equipe sente responsabilidade e interdependência com os colegas de equipe, e isso é cada vez mais necessário.
 

Nada é mais destrutivo para uma equipe do que um líder que não está disposto a colaborar. Ele passa um sentimento de individualidade que mata a cultura, a produtividade e os resultados da empresa. 

Seja um “tomador de decisões”
Ou você é um “tomador de decisões”, ou é um gestor indeciso. E a indecisão paralisa uma empresa, cria dúvida, incerteza, falta de foco e até mesmo ressentimento.
 

Para tomar decisões fortes, primeiramente é preciso acreditar nelas. Em seguida, é preciso ter autoconfiança o suficiente para a levar para frente. 

FONTE: HTTPS://EPOCANEGOCIOS.GLOBO.COM/CARREIRA/NOTICIA/2020/03/10-CARACTERISTICAS-QUE-TODO-BOM-GESTOR-DEVE-TER-SEGUNDO-O-GOOGLE.HTML?FBCLID=IWAR2ITSYSJMX2IHIIDHERI7VEICDR1LTIUAS6JKAKC0MUGAS8RTLGHRG9R1C 

Você se vê nestes atributos de gestor?

Vejo que na área jurídica ainda temos muito a evoluir em alguns pontos, em especial colaboração, feedbacks, empoderar a equipe, ser inclusivo… 

Podemos sair mais das decisões top-down para um ambiente mais focado em colaborar, ouvir, entender e agir.

Hierarquia importa, mas não responde todas as necessidades do negócio.

Lembre-se: Ninguém cresce sozinho. 

Bom gestor é aquele que tem a melhor equipe.

#PraPensar


Sou Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos em especial de gestão de escritórios, membro de diversas comissões na OAB no RS e SP.

Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Precisamos de gestores?. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2022. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/precisamos-de-gestores/ Acesso em: 28 mar. 2024