Quem somos

INVESTIDURA – Primeiro ano

INVESTIDURA – Primeiro ano.

 

 

Uma das principais funções do estudante universitário brasileiro na primeira década do século XXI é fortalecer a democracia e impulsionar a inclusão digital. Essas premissas são alicerces do desenvolvimento nacional, ordenado e progressivo.

 

O Portal Jurídico Investidura é um projeto que une conhecimento, tecnologias de comunicação e aceso à informação de qualidade, o que o fortalece como um veículo informativo democrático na busca pela igualdade de oportunidades na sociedade brasileira.

 

Dotado de um espírito juvenil, o projeto recebe empenho inigualável de sua equipe. Ciente da responsabilidade sobre a disseminação do conhecimento de qualidade e da importância da interatividade entre os cidadãos que buscam um conhecimento afim, o Portal Jurídico Investidura busca exercer tal função social.

 

Diz-se que o universitário tem a missão de questionar peculiaridades sociais com atitudes enérgicas, mobilização e enfrentamento. Entretanto, com o advento da revolução digital, nem sempre é necessário sair às ruas para demonstrar tal presença.

 

Hoje, 21 de setembro de 2008, o Investidura completa seu primeiro ano de idade. Não custa relembrar um pouco de sua história.

 

Fruto de uma iniciativa acadêmica dos estudantes de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, Gustavo Henrique Carvalho Schiefler e Ricardo de Holanda Janesch, em 21 de setembro de 2007 foi fundada a Revista Eletrônica Investidura. Por falta de recursos financeiros e técnicos, a publicação ocorria em um sistema simples e gratuito disponível para usuários da rede mundial de computadores – internet. No endereço www.investidura.blogspot.com , encontrava-se um layout cinza e branco. O nome “Investidura” cujo significado é “ato de investir uma pessoa na posse de algum cargo ou dignidade” foi determinado após uma lista exaustiva de hipóteses.

 

 

Em 2007, um periódico quinzenal era publicado com os trabalhos realizados no âmbito universitário e enviados à revista. Em outubro, o layout foi reformulado, de cinza e branco, passou a ser vermelho e branco.

 

Os trabalhos eram arquivados em um servidor virtual gratuito, o usuário então baixava o arquivo através do intermédio deste outro site, que permitia este serviço. Logo em outubro de 2007, foi criada a página http://revistainvestidura.googlepages.com , e os trabalhos passaram a ser diretamente baixados da página, sem necessidade de um intermediador.         

 

No início de 2008, criou-se um índice geral das publicações, necessário para a boa didática do site. O índice era atualizado manualmente, através da ferramenta do Googlepages, em código html. Na mesma época, iniciou o “Sistema de Colaboradores”, hoje extinto, em que o objetivo era incentivar a produção científica dos colaboradores da revista. Tratava-se de uma espécie de concurso em que era destinada certa pontuação pelos diferentes trabalhos enviados.

 

Em 17 de maio de 2008, a revista eletrônica mudou-se da plataforma blog para um domínio próprio, com servidor próprio. O novo endereço: www.investidura.com.br , garantiu um ar de seriedade ao projeto. De revista eletrônica, tornou-se um portal eletrônico, o Portal Jurídico Investidura. Os projetos atuais, frentes de trabalho, foram estabelecidos e colocados em prática: Biblioteca Virtual, Revista Eletrônica, Fórum, Enciclopédia Virtual e Classificados.  O linguagem de programação do sítio virtual passara a ser php, com banco de dados MySQL.

 

Progresso. A evolução é inerente àqueles que a buscam em seu trabalho. Quando a preguiça é inibida, um trabalho potencializa sua perspectiva de alcançar altos níveis.

 

                        Parabéns ao Investidura, que em seu primeiro aniversário  conta com um acervo próximo de 700 artigos. A média diária é superior a 1000 usuários únicos. A equipe conta com mais de dez pessoas, entre diretores, secretaria, moderador, colunistas, editores e webmaster.

                       

                        Sucesso a todos os colaboradores, avante!

 

Gustavo Schiefler

Diretor-Geral do Portal Jurídico Investidura

 

Como citar e referenciar este artigo:
SCHIEFLER, Gustavo. INVESTIDURA – Primeiro ano. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2008. Disponível em: https://investidura.com.br/sobre-o-investidura/quem-somos/investidura-primeiro-ano/ Acesso em: 19 abr. 2024
Quem somos

Equipe Investidura

Quem somos

Contato

Quem somos

Projetos