Sobre o Investidura

SUMÁRIO

 

1. APRESENTAÇÃO_ 1

2. HISTÓRICO_ 2

2.1 FUNDAÇÃO_ 2

2.2. DESENVOLVIMENTO_ 2

2.3. REPERCUSSÃO_ 2

3. FRENTES DO PROJETO_ 3

3.1. BIBLIOTECA VIRTUAL 3

3.1.1 Artigos 3

3.1.2 Resumos 3

3.1.3 Estudos de Caso 3

3.1.4 Doutrina 4

3.1.5 Resenhas 4

3.1.6 Internacional 4

3.1.7 Bibliografia Recomendada 4

3.1.8 Opinião 4

3.1.9 Notícias 4

3.1.10 Teses 4

3.1.11 Colunas 5

3.2. REVISTA_ 5

3.2.1. Da seleção de artigos científicos: 5

3.2.2. Da seleção de colunas: 5

3.2.3. Da publicação: 5

3.3. FÓRUM_ 6

3.4 ENCICLOPÉDIA VIRTUAL 6

 

1. APRESENTAÇÃO

 

 Uma das principais funções do estudante universitário brasileiro na primeira década do século XXI é fortalecer a democracia e impulsionar a inclusão digital. Essas premissas são alicerces do desenvolvimento nacional, ordenado e progressivo.

 

O Portal Jurídico Investidura é um projeto que une conhecimento, tecnologias de comunicação e acesso à informação de qualidade, o que o fortalece como um veículo informativo democrático na busca pela igualdade de oportunidades na sociedade brasileira.

 

Dotado de um espírito juvenil, o projeto recebe empenho inigualável de sua equipe. Ciente da responsabilidade sobre a disseminação do conhecimento de qualidade e da importância da interatividade entre os cidadãos que buscam um conhecimento afim, o Portal Jurídico Investidura busca exercer tais funções sociais.

 

Diz-se que o universitário tem a missão de questionar peculiaridades sociais com atitudes enérgicas, mobilização e enfrentamento. Entretanto, com o advento da revolução digital, nem sempre é necessário sair às ruas para demonstrar tal presença. Para fazer tal constatação, basta vislumbrar a interatividade social permitida pela rede mundial de computadores.

 

Este projeto contém as informações necessárias para se entender o quão responsável e pioneiro é o papel do Portal Jurídico Investidura no universo das relações sociais e jurídicas do brasileiro.

                                                            

 

2. HISTÓRICO

 

A narração do histórico do Portal Jurídico Investidura está dividida em: Fundação, Desenvolvimento e Repercussão.

 

2.1 FUNDAÇÃO

 

Fruto de uma iniciativa acadêmica dos estudantes de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, Gustavo Henrique Carvalho Schiefler e Ricardo de Holanda Janesch, em 21 de setembro de 2007 foi fundada a Revista Eletrônica Investidura. Por falta de recursos financeiros e técnicos, a publicação ocorria em um sistema simples e gratuito disponível para usuários da rede mundial de computadores – internet. No endereço www.investidura.blogspot.com , encontrava-se um layout cinza e branco. O nome “Investidura” cujo significado é “ato de investir uma pessoa na posse de algum cargo ou dignidade” foi determinado após uma lista exaustiva de hipóteses. As razões que levaram a tal escolha foram a de que se trata de um nome simples, prático e com forte significado.

  

2.2. DESENVOLVIMENTO

 

Em 2007, um periódico quinzenal era publicado com os trabalhos realizados no âmbito universitário e enviados à revista. Em outubro, o layout foi reformulado, de cinza e branco, passou a ser vermelho e branco.

 

Os trabalhos eram arquivados em um servidor virtual gratuito, o usuário então baixava o arquivo através do intermédio deste outro site, que permitia este serviço. Logo em outubro de 2007, foi criada a página http://revistainvestidura.googlepages.com , e os trabalhos passaram a ser diretamente baixados da página, sem necessidade de um intermediador.         

 

No início de 2008, criou-se um índice geral das publicações, necessário para a boa didática do site. O índice era atualizado manualmente, através da ferramenta do Googlepages, em código html. Na mesma época, iniciou o “Sistema de Colaboradores”, hoje extinto, em que o objetivo era incentivar a produção científica dos colaboradores da revista. Tratava-se de uma espécie de concurso em que era destinada certa pontuação pelos diferentes trabalhos enviados.

 

Em 17 de maio de 2008, a revista eletrônica mudou-se da plataforma blog para um domínio próprio, com servidor próprio. O novo endereço: www.investidura.com.br , garantiu um ar de seriedade ao projeto. De revista eletrônica, tornou-se um portal eletrônico, o Portal Jurídico Investidura. Os projetos atuais, frentes de trabalho, foram estabelecidos e colocados em prática: Biblioteca Virtual, Revista Eletrônica, Fórum e Enciclopédia Virtual. O linguagem de programação do sítio virtual passara a ser php, com banco de dados MySQL.

 

 A implementação do CMS (Content Manager System) Joomla permitiu ao portal um desenvolvimento surpreendente. Diversos módulos, componentes e plugins foram instalados, otimizando, assim, a navegabilidade dos usuários.            

 

2.3. REPERCUSSÃO

 

 O público que utiliza os serviços do portal é proveniente de todas as regiões do Brasil. A maioria dos acessos tem origem nos mecanismos de busca, por isso uma abrangência tão ampla. Contudo, o maior foco de acessos é de Florianópolis, cidade na qual o projeto iniciou e possui grande divulgação nas universidades.    

 

Todo o material inserido no Portal Jurídico Investidura foi autorizado pelos autores, com os quais se têm freqüente contato via e-mail ou pessoalmente. As parcerias realizadas com o autor, que tem por objetivo a divulgação do seu material, e o Portal Jurídico Investidura, que é o veículo necessário para atingir tal fim, são profícuas e respeitosas.

 

No início de outubro de 2008, o Portal Jurídico Investidura contava com um acervo próximo de 1300 artigos. A média diária já era superior a 1700 usuários únicos.

 

Em março de 2009, o acervo da biblioteca jurídica do portal está próximo de 3000 artigos e a média diária  em dias de semana é superior a 2500 visitantes.

 

A equipe conta com mais de dez pessoas, entre diretores, secretaria, moderadores, colunistas, editores e webmaster.

 

3. FRENTES DO PROJETO

           

3.1. BIBLIOTECA VIRTUAL

 

A biblioteca virtual do Portal Jurídico Investidura se localiza na página inicial do portal. O foco do trabalho é quantitativo. Sua função é democratizar a informação, sem distinção de ideologia. O acervo é composto de artigos, resumos, estudos de caso, doutrina, resenhas, internacional, bibliografia recomendada, opinião, notícias e teses.

 

3.1.1 Artigos

 

Artigo é escrito forense ou social que trata de alguma matéria de maneira inovadora. Os artigos podem ser científicos - segundo as normas da ABNT - ou não. Constituem a maior parte do acervo da biblioteca virtual. São categorizados por temas – em torno de trinta e cinco.

 

3.1.2 Resumos

 

Resumo é uma síntese das principais idéias de uma obra ou de determinado trecho dela. Não há juízo de valor sobre o trabalho resumido. Também pode ser chamado de fichamento. Os resumos estão divididos em aproximadamente vinte categorias, de acordo com a temática.

 

3.1.3 Estudos de Caso

Estudo de caso é um trabalho dirigido em que um caso prático é seu tema central. Trata-se de um método de abordagem de investigação, onde se descreve um caso concreto.

 

3.1.4 Doutrina

 

Doutrina é o texto que busca a compreensão de determinado assunto através do estudo do conjunto de princípios que servem de base para determinado sistema.

 

3.1.5 Resenhas 

Resenha é o texto que preza pela construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. Faz-se uma análise do objeto em questão, uma espécie de resumo com juízo de valor.

 

3.1.6 Internacional

 

Seção da biblioteca que compila textos em língua diferente da portuguesa. Os textos são dividos de acordo com a língua escrita.

 

3.1.7 Bibliografia Recomendada

 

Seção em que há a exibição das obras mais conceituadas sobre determinado assunto jurídico. O usuário faz uma pesquisa de preços através de links dipostos em formato de imagem da obra.

 

3.1.8 Opinião

 

Texto de menor extensão do que o artigo. Diferencia-se pelo menor embasamento teórico dos argumentos. Trata-se dos próprios argumentos do autor, que traduz seus pensamentos em palavras.

 

3.1.9 Notícias

 

Texto informativo da realidade concreta. Trata de acontecimentos recentes que têm significante repercussão no mundo jurídico.

 

3.1.10 Teses

 

Tese é um trabalho original em que há uma proposição apresentada como conclusão do curso de mestrado e doutorado.

 

3.1.11 Colunas

Espaços sob responsabilidade de colunistas periódicos e restrito ao material deles. Diversos temas relacionados ao Direito, Política e Sociedade são tratados.  

 

3.2. REVISTA

 

A Revista Eletrônica Investidura é um periódico bimestral que publica artigos científicos e colunas de Direito. Temas relativos também são abordados no intuito de enriquecer a cultura jurídica e a formação intelectual do brasileiro. A Revista Eletrönica Investidura está registrada no IBICT (Instituto Brasileiro de Ciëncia e Tecnologia) através do número ISSN 1983-747X. O Corpo editorial é formado por editores da academia e do magistério. A editoração eletrônica do site é produzida pelos webmasters do Portal.

 3.2.1. Da seleção de artigos científicos:

 

1.                   Os artigos científicos são retidados da Biblioteca Virtual do Portal Jurídico Investidura. A preferência é dada aos artigos publicados no último bimestre. Após o levantamento das obras, os artigos científicos são enviados aos editores do Corpo Editoral, que analisam e selecionam os trabalhos mais conceituados de acordo com os critérios de observância da revista.

 

 

2.                   Os artigos científicos selecionados seguem os seguintes critérios de seleção:

· Conteúdo jurídico;

· Fundamentação do conteúdo;

·Escrita conforme o padrão de formatação de um artigo científico;

·Respeito à norma culta da língua portuguesa;

· Coerência da linha de raciocínio

· Tamanho mínimo que caracterize a cientificidade do artigo.

 

3.2.2. Da seleção de colunas:

 

1.                   As colunas de Direito são formadas por artigos enviados pelos colunistas da Revista Eletrônica Investidura.

 

 

2.                   A seleção dos textos a serem publicados segue os mesmos critérios de seleção dos artigos científicos. Entretanto, não há a necessidade de tamanho suficiente para caracterizar a cientificidade do artigo.

 

3.2.3. Da publicação:

 

1.A publicação das edições da Revista Eletrônica Investidura ocorre no endereço eletrônico: www.revista.investidura.com.br                                          

 

2.A periodicidade é bimestral. Em mês de publicação, esta ocorre até o 5º dia útil do mês.                                         

  

3.3. FÓRUM

 

Espaço destinado ao debate de estudantes e profissionais de Direito. O fórum é organizado a partir da possibilidade de comentário. O fórum fomenta a reflexão, o debate e a argumentação do jurista brasileiro.

 

 

3.4 ENCICLOPÉDIA VIRTUAL

 

Denominada Wikilegis, a enciclopédia jurídica virtual do Portal Jurídico Investidura encontra-se no endereço: www.wikilegis.investidura.com.br

 

Instituiída em interface wiki, usuários podem alterar e adicionar conceitos jurídicos abrangendo doutrina e liguagem forense, formando, assim, um grande banco de dados.

 

 

 

Como referenciar este conteúdo

,. Sobre o Investidura. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 19 Mai. 2008. Disponível em: investidura.com.br/19. Acesso em: 29 Mar. 2017

Comentários  

 
+2 #4 Local apropriadoGustavo 13-09-2010 09:25
Caro Cícero,

o local apropriado para este tipo de questão é o seguinte:

http://www.pergunte.investidura.com.br

Muito obrigado
Citar
 
 
-1 #3 RE: Sobre o Investiduracicero junqueira 12-09-2010 18:17
CONSIDERANDO AS QUESTOES ACIMA, GOSTARIA DE SABER AS REPOSTAS PARA CADA UMA DELAS.

CICERO.
Citar
 
 
+11 #2 Administração PúblicaLuiza Maria 17-08-2010 22:07
Considerando os seguintes órgãos da Administração Pública:
Prefeitura Municipal, Juizado Especial Cível e Câmara dos Vereadores.
Responda para cada um deles:
a) De qual esfera de poder ele faz parte.
b) Qual a sua principal função na Administração Pública.
c) Quais as normas de Direito Público que regulam a sua atividade
Citar
 
 
+11 #1 3º grauIrineu Such 01-08-2010 12:11
Considerando os seguintes órgãos da Administração Pública:
Prefeitura Municipal, Juizado Especial Cível e Câmara dos Vereadores.
Responda para cada um deles:
a) De qual esfera de poder ele faz parte.
b) Qual a sua principal função na Administração Pública.
c) Quais as normas de Direito Público que regulam a sua atividade.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

peticoes-trabalhistas-336

peticoes-consumidor-341-336x336