MPF/RS

MPF atua na mediação de acordo no conflito em Vicente Dutra



O procurador da República em Passo Fundo Fredi Éverton Wagner reuniu-se com o coordenador regional da FUNAI, Roberto Perin, com o procurador federal da FUNAI, Marcelo Zeni, e com o cacique e líderes da comunidade indígena Kaingang da Terra Indígena Rio dos Índios, para resolver o conflito que se instalou no município de Vicente Dutra, no Norte do Estado, desde a última quarta-feira. Uma das principais preocupações era a possibilidade de um novo confronto com indígenas na região a partir da mobilização de um grupo significativo de pessoas nesta sexta-feira. 

 Durante quase duas horas o MPF ouviu os presentes e efetuou diversos contatos com autoridades públicas, entre as quais o prefeito de Vicente Dutra, João Paulo, e o Comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Elias Ereno, que intermediaram o contato com os manifestantes não indígenas. 

Ao final, se obteve um acordo entre as partes – pela dispersão do grupo que protestava na região e consequente desobstrução pelos índios da rua bloqueada desde a última quarta-feira, sendo garantida a segurança dos envolvidos pela polícia militar. 

O MPF afirma sair do episódio mais uma vez convicto de que o acordo é o melhor para todos e que estes cumprirão o compromisso assumido de evitar novos conflitos e a retomada do clima tenso na região. Os fatos já ocorridos deverão ser apurados pela Delegacia de Polícia Civil. 
 

Fonte: MPF/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF atua na mediação de acordo no conflito em Vicente Dutra. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpfrs/mpf-atua-na-mediacao-de-acordo-no-conflito-em-vicente-dutra/ Acesso em: 18 abr. 2024