MPF/RS

Fórum Gaúcho de Combate ao Impacto dos Agrotóxicos foi apresentado ao público



O Fórum Gaúcho de Combate ao Impacto dos Agrotóxicos foi apresentado a sociedade em cerimônia que aconteceu na tarde desta sexta-feira (29), no palácio do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A criação do grupo de trabalho foi articulada por membros do MP/RS, do Ministério Público do Trabalho e o do Ministério Público Federal. Diversas instituições da sociedade civil e entidades governamentais integram o Fórum, que irá se dedicar ao enfrentamento dos impactos dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores, dos consumidores e também no meio ambiente.

Na ocasião, foram apresentados o coordenador-geral do Fórum, o procurador do Trabalho Noedi Rodrigues da Silva, e as duas coordenadoras adjuntas, a procuradora da República Ana Paula Carvalho de Medeiros e a promotora de Justiça Marinês Assmann. Os coordenadores terão um ano de mandato.

A primeira reunião já está marcada para o dia 5 de dezembro, na qual serão discutidas a constituição de comissões temáticas.

A procuradora da República Ana Paula Carvalho de Medeiros saudou o Fórum como espaço aberto e permanente para que, coletivamente, sociedade civil, órgãos governamentais e Ministério Público possam não apenas debater, mas propor e implementar medidas de tutela nas áreas de saúde e meio ambiente. Ela frisou que, conforme a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), dos 50 agrotóxicos mais utilizados pelo Brasil, 22 são proibidos na União Européia.

O coordenador-geral Noedi Rodrigues da Silva salientou que a atuação no Fórum é uma oportunidade para fortalecer ações preventivas a favor da saúde, tanto dos consumidores quanto dos trabalhadores desses alimentos tratados com agrotóxicos, e também do meio ambiente. Ele lembrou que o uso de agrotóxicos no Brasil aumenta em proporção maior que a expansão da área cultivada.

Suzete Bragagnolo, Nilo Marcelo de Almeida Camargo e Fábio Coimbra, procuradores da República, também são designados para representar o MPF/RS no Fórum e acompanharam a cerimônia.

Também estiveram presentes no lançamento o procurador regional da República da 4ª Região Roberto Luis Oppermann Thomé, o presidente do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Procurador do Trabalho de Pernambuco Pedro Luiz Gonçalves Serafim da Silva e o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MP-RS, procurador de Justiça Carlos Paganella.

Fonte: MPF/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Fórum Gaúcho de Combate ao Impacto dos Agrotóxicos foi apresentado ao público. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpfrs/forum-gaucho-de-combate-ao-impacto-dos-agrotoxicos-foi-apresentado-ao-publico/ Acesso em: 19 abr. 2024