MP/SC

Assembleia sedia mostra de cinema para surdos e cegos

A Assembleia Legislativa será palco, no dia 31 de outubro, da 4ª Mostra Cinema Além da Imagem, promovida pela Associação de Mídias Audiovisuais e Cinema do Amazonas (Amacine). O evento exibirá filmes adaptados para deficientes visuais e auditivos. Durante as exibições, as pessoas não cegas serão convidadas a assistirem aos filmes com uma venda nos olhos, para que possam sentir as mesmas sensações do público-alvo da mostra.

O evento foi anunciado pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado José Nei Ascari (PSD), durante a última reunião da comissão. ?Será uma experiência para quem enxerga; poder sentir aquilo que uma pessoa cega sente?, afirmou o parlamentar.

Segundo o cineasta Junior Rodrigues, responsável pela mostra, o objetivo da atividade é proporcionar a criação de produtos audiovisuais que permitam a inclusão de cegos e surdos. Para isso, os filmes são tecnicamente tratados como audiodescrição, legendas em português e na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). ?Esse público geralmente é excluído dos entretenimentos culturais brasileiros?, considera o cineasta.

A mostra será no período da manhã, no Auditório Antonieta de Barros, e terá a exibição de oito filmes de um minuto de duração, cada um; quatro filmes de quatro minutos, cada; e três curta-metragens. Os enredos dos filmes são diversificados.

O evento é promovido pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pela Amacine, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas. (Marcelo Espinoza)

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Assembleia sedia mostra de cinema para surdos e cegos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/assembleia-sedia-mostra-de-cinema-para-surdos-e-cegos/ Acesso em: 29 mar. 2024