MP/RS

Confirmada sentença de Policial que facilitou acesso ao Sistema de Consultas Integradas

Acolhendo parecer do Ministério Público, a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça negou provimento à apelação do Policial Civil Ricardo Prates Zanchi e manteve a sua condenação a dois anos e um mês de detenção, bem como multa de 300 dias-multa. Conforme denúncia do MP, Zanchi permitiu e facilitou o acesso de pessoas não autorizadas ao Sistema de Consultas Integradas da Secretaria Estadual de Segurança Pública. O caso ocorreu em outubro de 2007.



Segundo o MP, Ricardo Prates Zanchi pesquisou, em computador localizado em uma farmácia no bairro Santana, em Porto Alegre, que tinha como um de seus proprietários outro Policial Civil posteriormente preso com ele, informações sobre duas pessoas envolvidas em inquérito da Corregedoria da PC que resultou na detenção dos Policiais. Mesmo após suspenso e preso, Ricardo Zanchi permitiu milhares de pesquisas por pessoas não autorizadas e sem qualquer ligação com investigação.



Em seu parecer, o Procurador de Justiça Silvio Miranda Munhoz ressalta que a materialidade do delito e a autoria por parte do Policial Civil Ricardo Prates Zanchi foram amplamente comprovadas, não merecendo a sentença em 1º Grau ser reformada.

Fonte: AMC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Confirmada sentença de Policial que facilitou acesso ao Sistema de Consultas Integradas. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mprs/confirmada-sentenca-de-policial-que-facilitou-acesso-ao-sistema-de-consultas-integradas/ Acesso em: 20 abr. 2024