MP/RS

Leite Compen$ado: MP ajuizará ações coletivas de consumo contra indústrias

O Ministério Público do Rio Grande do Sul ajuizará ações coletivas de consumo contra três empresas que venderam leite fraudado com água e ureia contendo formol. São elas: a VRS (responsável pelas marcas Latvida, Goolac, Hollmann e Só Milk), a LBR (dona das marcas Líder, Bom Gosto e Parmalat), e a Vonpar (da marca Mu-Mu). A decisão foi adotada depois de meses de tratativas para a assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta com as empresas. No entanto, segundo o Promotor de Justiça da Especializada de Defesa do Consumidor, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, as possibilidades de negociação se esgotaram.



Conforme o Promotor de Justiça, as ações deverão se ajuizadas nos próximos dias. Além de exigir um maior controle de qualidade do leite, o Ministério Público quer garantir o pagamento de indenização aos consumidores pela venda do leite contaminado. A descoberta da presença de formol em lotes de leite vendidos no Rio Grande do Sul e no Paraná aconteceu durante as investigações da Operação Leite Compensado. A adulteração acontecia durante o transporte do leite in natura, antes de o produto chegar às indústrias. Dezenove pessoas foram denunciadas criminalmente e dez estão presas. O Ministério Público segue as negociações para assinatura do TAC com a Italac. No dia 13 deste mês, haverá nova reunião para definir as condições do Termo.

Fonte: AMC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Leite Compen$ado: MP ajuizará ações coletivas de consumo contra indústrias. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mprs/leite-compen-ado-mp-ajuizara-acoes-coletivas-de-consumo-contra-industrias/ Acesso em: 25 abr. 2024