MP/RS

Última etapa para o Plano da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos é assinada

O Governador Tarso Genro assinou na semana passada um contrato para a realização da última etapa do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. A assinatura, que ocorreu na Unisinos, em São Leopoldo, abre caminho para um planejamento que irá regular o uso das águas do Sinos e estabelecer metas e medidas que possam, em um futuro próximo, melhorar a qualidade do Rio.



A Promotora de Justiça Ximena Cardozo Ferreira, com designação excepcional para atuação na área ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, representou o Procurador-Geral de Justiça na solenidade. A ação foi construída em conjunto com as comunidades dos municípios da região, representadas por meio do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos).



Logo após a assinatura do contrato, firmado entre Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a empresa Profill, o Governador ressaltou a importância da conclusão do plano da Bacia dos Sinos. Segundo ele, o fato de o documento exigir estudos detalhados, participação e validação por parte das comunidades, pode passar a ideia de que se trata de algo longínquo.



“Mas é isso que nos levará a projetos, obras e investimentos nos próximos 10 a 15 anos – ou seja, um tempo, na verdade, muito curto que vai interferir também no que a sociedade fará por mais outros tantos anos”, afirmou.



Por sua vez, o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Neio Lucio Fraga Pereira, destacou que o plano completo da bacia do Sinos será o segundo estudo desse tipo na história do Estado – o primeiro é o do Gravataí e foi concluído em 2012.



A realização do Plano vem sendo acompanhada pela Promotoria Regional da Bacia do Rio dos Sinos, através de um inquérito civil regional instaurado.

Fonte: AMC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Última etapa para o Plano da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos é assinada. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mprs/ultima-etapa-para-o-plano-da-bacia-hidrografica-do-rio-dos-sinos-e-assinada/ Acesso em: 16 abr. 2024