MPF/MG

MPF denuncia entregador que furtou arma, munições e uniformes da PRF

Acusado teria subornado um estagiário que prestava serviços à corporação. Crime foi descoberto pela própria PRF, com auxílio do setor de inteligência da PMMG.

13/06/2012

Belo Horizonte. O Ministério Público Federal (MPF) denunciou J.S.M. pelo crime de peculato-furto (artigo 312, § 1º, do Código Penal), que consiste na subtração de bens pertencentes ao patrimônio de órgãos públicos. Foram furtados uma pistola Taser, uniformes, rádios para automóveis, câmeras digitais, transceptores portáteis e munições da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Belo Horizonte.

O crime foi descoberto pela própria PRF, com auxílio do setor de inteligência da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG).

Elas apuraram que os bens teriam sido subtraídos por um estagiário da PRF que atuava como estoquista no depósito da Polícia Rodoviária Federal localizado em Contagem/MG. Em depoimento, o estagiário confessou que furtara o material a pedido de um colega de escola, a quem entregara o produto do furto, mediante a promessa de recebimento de percentual sobre a venda.

J.S.M., de 20 anos, que trabalha como entregador, foi preso em flagrante, na posse da arma Taser e de dois rádios comunicadores. O restante do material estava escondido na casa de uma vizinha, dentro de um urso de pelúcia e de uma caixa de papelão.

O acusado irá responder pelo crime de peculato, porque tanto o estagiário quanto o particular respondem pelo mesmo crime praticado por funcionários públicos, e J.S.M. utilizou exatamente a condição de estagiário da PRF para convencer o menor a furtar o material.

O estagiário não foi denunciado pelo MPF porque, devido à menoridade, ele está sujeito apenas às medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, que são de competência estadual.

J.S.M obteve liberdade provisória e irá responder ao processo em liberdade.

A pena para o crime de peculato-desvio vai de 2 a 12 anos de prisão.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
(31) 2123.9008
No twitter: mpf_mg

Fonte: MPF/MG

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF denuncia entregador que furtou arma, munições e uniformes da PRF. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpfmg/mpf-denuncia-entregador-que-furtou-arma-municoes-e-uniformes-da-prf/ Acesso em: 25 abr. 2024