MPF/SP

Prêmio Memórias Reveladas: inscrições já estão abertas

Estão abertas das inscrições para a Edição 2012 do Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas. Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro de 2013. O Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas é um concurso de monografias com base em fontes documentais referentes ao período do regime militar no Brasil (1964-1985), de periodicidade bienal, instituído pela Portaria nº 95, de 19 de novembro de 2009, e alterado pela Portaria 072/2012, ambas do Diretor-Geral do Arquivo Nacional.

Qualquer pessoa pode participar, individualmente ou em grupo, até o limite de 1 (uma) monografia por candidato. Serão classificadas como vencedoras até 3 (três) monografias, que serão editoradas e publicadas, em formato de livro, pelo Arquivo Nacional. A edição 2010 do concurso premiou os trabalhos “O Terror Renegado” (Alessandra Gasparotto), “Todo o Leme a Bombordo” (Anderson da Silva Almeida) e “No Centro da Engrenagem” (Mariana Joffily).

A Procuradora da República Inês Virgínia Prado Soares, da Procuradoria da República em São Paulo, é a representante do Ministério Público Federal no Conselho Consultivo do Centro de Referência Memórias Reveladas. O centro foi criado em 2009. Foi institucionalizado pela Casa Civil da Presidência da República e implantado no Arquivo Nacional com a finalidade de reunir informações sobre os fatos da história política recente do País. Seu objetivo é tornar-se um pólo difusor de informações contidas nos registros documentais sobre as lutas políticas no Brasil nas décadas de 1960 a 1980.

Para a procuradora, o prêmio é importante porque traz à tona a memória de um passado que não deve ser esquecido e incentiva a produção do conhecimento sobre o período. “o prêmio é uma iniciativa que se enquadra nas garantias de não-repetição, para que Nunca Mais as graves violações aos direitos humanos cometidas durante a ditadura militar se repitam. É também uma forma de incentivar a produção de conhecimento no campo da justiça de transição bem como de fomentar as reflexões sobre esse passado recente, ainda não totalmente conhecido”, diz.

(Com informações do Centro de Referência Memórias Reveladas)

Fonte: MPF/SP

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Prêmio Memórias Reveladas: inscrições já estão abertas. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpfsp/premio-memorias-reveladas-inscricoes-ja-estao-abertas/ Acesso em: 29 mar. 2024