MP/PR

03/12/2013 – NOROESTE – Penitenciária de Cruzeiro do Oeste impedida de receber mais presos

A penitenciária de Cruzeiro do Oeste, no Noroeste Paranaense, foi interditada parcialmente, por determinação da juíza Helênika de Souza Pinto Sperotto, da Vara de Execuções Penais e da Corregedoria dos Presídios da Comarca. A medida foi tomada no último dia 27 de novembro. Com a decisão, o ingresso de novos presos no local fica proibido, até que sejam solucionados os problemas constatados durante inspeções realizadas pelo Juízo e pelo Ministério Público.

 

Há cerca de um ano, a 3.ª Promotoria de Justiça de Cruzeiro do Oeste instaurou procedimentos no âmbito de suas atribuições e perante a Vara de Execuções Penais foi instaurado um pedido de providências. Durante o processamento deste procedimento, o MP-PR cobrou o cumprimento das normas constantes da Lei de Execuções Penais, especialmente a contratação de servidores essenciais ao funcionamento adequado do estabelecimento, como agentes penitenciários, equipe médica e psicólogo. Contudo, os problemas não foram solucionados pelo Estado, sendo que a situação ainda se agravou com a exoneração da funcionária responsável por prestar assistência jurídica aos presos, não sendo designado nenhum defensor para o estabelecimento penal, inviabilizando até mesmo a realização de procedimentos disciplinares na unidade, sendo constantes as reclamações recebidas na Promotoria de Justiça, por parte de familiares de presos e servidores.

 

Diante da gravidade da situação de violação aos direitos dos presos e incremento do risco para servidores da unidade e população local, o promotor de Justiça Marcelo Bruno Marques, titular da 3.ª Promotoria de Justiça de Cruzeiro do Oeste, requereu, no início da semana passada, a interdição parcial da Penitenciária, até que o Estado cumpra, de maneira efetiva, suas obrigações, sendo que o eventual descumprimento da decisão poderá acarretar processo criminal contra os responsáveis.

  

Informações para a imprensa com:

Assessoria de Comunicação

Ministério Público do Paraná

(41) 3250-4228 / 4439

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. 03/12/2013 – NOROESTE – Penitenciária de Cruzeiro do Oeste impedida de receber mais presos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/03-12-2013-noroeste-penitenciaria-de-cruzeiro-do-oeste-impedida-de-receber-mais-presos/ Acesso em: 29 mar. 2024