MP/PR

Novo corregedor-geral do MP-PR tomará posse no dia 9 de dezembro

O procurador de Justiça Arion Rolim Pereira será empossado no cargo de corregedor-geral do Ministério Público do Paraná em solenidade que será realizada no dia 9 de dezembro, às 17 horas, no auditório da sede do MP-PR, em Curitiba (Rua Marechal Hermes, 751, Centro Cívico). Também tomará posse o novo subcorregedor-geral, o procurador de Justiça Adolfo Vaz da Silva Júnior.

Arion foi eleito no último dia 20 de novembro, pelo Colégio de Procuradores de Justiça. Ele sucederá o procurador de Justiça Moacir Gonçalves Nogueira Neto.

Arion Rolim Pereira ingressou no MP-PR em 1985, como promotor substituto na comarca de Castro. Atuou, também, nas comarcas de Laranjeiras do Sul, Ribeirão Claro, Capanema, Wenceslau Braz, Londrina até chegar a Curitiba, onde trabalha desde 1992. Foi promovido ao cargo de procurador de Justiça em 2002. Coordenou o CAOP do Consumidor de 1994 a 2002. Foi subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos de 2002 a 2004, coordenando o setor de Recursos Cíveis de 2008 a 2010. Coordena o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público e à Ordem Tributária desde 2008, tendo anteriormente já coordenado a área entre 1999 e 2002.

Atribuições – A Corregedoria Geral do Ministério Público é o órgão orientador e fiscalizador de atividades funcionais e da conduta dos membros do Ministério Público. Entre as atribuições do corregedor-geral (elencadas na Lei Orgânica do MP-PR), estão: realizar correições e inspeções nas Promotorias; inspeções nas Procuradorias de Justiça; propor ao Conselho Superior do Ministério Público o não vitaliciamento de membro do Ministério Público; fazer recomendações a órgão de execução, sem caráter vinculativo; instaurar, de oficio ou por provocação dos demais órgãos da Administração Superior do MP, processo disciplinar contra membro da instituição, presidindo-o e propondo a aplicação das sanções administrativas cabíveis; encaminhar ao procurador-geral de Justiça os processos administrativos disciplinares que a ele incumba decidir; apresentar ao procurador-geral relatório com dados estatísticos sobre as atividades das Procuradorias e Promotorias de Justiça, entre outras funções.

03/12/2013

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Novo corregedor-geral do MP-PR tomará posse no dia 9 de dezembro. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/novo-corregedor-geral-do-mp-pr-tomara-posse-no-dia-9-de-dezembro/ Acesso em: 25 abr. 2024