MP/PR

NESTA QUINTA E SEXTA – MP-PR realiza o IV Seminário Indígena História e Atualidade

O MP-PR, por meio do CAOP de Proteção aos Direitos Humanos e do CEAF, promove, nos dias 28 e 29, no auditório do edifício sede, em Curitiba, o "IV Seminário Indígena História e Atualidade – Integracionismo e Interacionismo”. O evento será aberto na noite do dia 28 (às 19 horas).

O seminário abordará questões indígenas ligadas à inclusão social, à autossustentabilidade, ao alcoolismo, ao preconceito e ao respeito à diversidade, buscando uma ligação entre os vários ramos da ciência (direito, antropologia, sociologia, história) e a comunidade em geral, sejam indígenas ou não indígenas

O procurador do Estado Carlos Frederico Marés de Souza Filho, professor de Direito Socioambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e o procurador da República em Umuarama Robson Martins farão as conferências de abertura do seminário. O evento também trará a Curitiba o sertanista José Carlos Meirelles, reconhecido internacionalmente pelo trabalho que realiza com índios isolados no Acre, e a advogada Joênia Batista de Carvalho, presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas na OAB-Brasil e indígena wapichana – cultura que cedo se relacionou com os não-índios –, entre outras autoridades na área.

A promoção é do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos. Segundo o procurador de Justiça Luiz Eduardo Canto de A. Bueno, coordenador em matéria indígena no âmbito do referido CAOP, embora o tema do encontro seja “Integracionismo e Interacionismo”, os participantes abordarão assuntos variados. “Cada um falará sobre a questão mais importante na região do país em que atua”, resume. Além disso, o evento servirá para que os promotores que atuam em promotorias de Justiça em que há aldeamento indígena possam visualizar essa temática.

O encontro é aberto à população em geral e deve contar com a participação de membros dos Ministérios Públicos dos Estados e da União, de juízes de Direito, advogados, líderes e cacicados indígenas, indigenistas, sociólogos, antropólogos, historiadores, professores e estudantes em geral. As inscrições poderão ser realizadas até o dia do evento. Clique aqui para se inscrever.

Programação – O evento terá início às 19 horas do dia 28, no auditório da sede do Ministério Público do Paraná. A abertura será feita pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, pelo procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do CAOP das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, pelo procurador de Justiça Luiz Canto Bueno, coordenador da Área das Comunidades Indígenas naquele CAOP, e pela procuradora de Justiça Samia Saad Gallotti Bonavides, subprocuradora geral para Assuntos Jurídicos e coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional. Na sequência, serão proferidas conferências por Carlos Frederico Marés de Souza Filho, professor de Direito Socioambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e procurador do estado do Paraná, e por Robson Martins, procurador da República em Umuarama.

No dia 29, a programação se estenderá das 9 horas até por volta das 20 horas. Na parte da manhã, o seminário terá palestras, seguidas de debates, com a participação da assistente social Ilda Cornélio, indígena kaingang; do coordenador regional da Funai Litoral Sul, João Maurício Farias; e do cacique guarani Daniel Maracá Miri Lopes, de São Miguel do Iguaçu.

À tarde, os trabalhos serão abertos pelo professor universitário de História, Paulo Porto, vereador em Cascavel. Logo após, haverá a palestra com o sertanista José Carlos Meirelles, com a advogada indígena Joenia Batista de Carvalho, com os indígenas do Xingu, Ianaculá Rodarte e Aritana Yawalapiti (esse último cacique de sua aldeia).

Confira abaixo a programação completa.

Programação Seminário Indígena

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. NESTA QUINTA E SEXTA – MP-PR realiza o IV Seminário Indígena História e Atualidade. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/nesta-quinta-e-sexta-mp-pr-realiza-o-iv-seminario-indigena-historia-e-atualidade/ Acesso em: 29 mar. 2024