AL/SP

Crise da avicultura é tema de audiência pública

Carlão Pignatari (PSDB) participou, na tarde de terça-feira, 28/8, de audiência pública com a presença do presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Erico Antônio Pozzer, que relatou as dificuldades por que o setor tem passado. Pozzer falou ainda sobre a disparada dos preços do milho, da soja e do farelo, combinados com a redução da oferta de crédito, o que, segundo suas palavras, teria provocado crise na avicultura brasileira. Por isso ocorreram 3650 demissões no setor.

Hoje, no Estado de São Paulo, ainda de acordo com o presidente da APA, são gerados mais de 50 mil empregos diretos. “O problema atinge desde os criadores integrados até os frigoríficos, que já demitiram cerca de seis mil trabalhadores nos últimos três meses, reduziram em 10% a produção nos meses de julho e agosto, devendo brevemente repassar o aumento de custos aos consumidores”, disse.Conforme Érico, a mudança dessa situação, após o primeiro semestre, deveu-se à “estiagem imprevista” havida nos Estados Unidos, que gerou a corrida dos importadores à soja e milho produzidos no Brasil. Os preços da soja subiram 80% e os do milho, 40%, no Brasil, nos últimos seis meses. Os dois insumos representam mais de 60% do custo total de produção.

Pignatari disse que esse “é um problema nacional e compromisso de todos”. “Devemos pedir ajuda ao governador, para que nos ajude a encontrar uma solução para a crise”.



carlaopignatari@al.sp.gov.br

Fonte: AL/SP

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Crise da avicultura é tema de audiência pública. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alsp/crise-da-avicultura-e-tema-de-audiencia-publica/ Acesso em: 28 mar. 2024