AL/RS

Comissão debate burocracia nos serviços públicos do RS


Um debate sobre a burocracia nos serviços públicos estaduais e a busca de alternativas pela desburocratização pautou a audiência pública desta quarta-feira (27) da Comissão Especial da Desburocratização dos Serviços Públicos do Estado, presidida pelo deputado Ronaldo Santini (PTB). Os trabalhos da Comissão contaram com a participação da vice-presidente, deputada Miriam Marroni (PT), e de convidados representantes de diversos órgãos da administração estadual.


No início da audiência, o deputado Ronaldo Santini destacou pesquisa que aponta que 63%  dos brasileiros consideram a burocracia importante para conter o uso indevido do serviço público, mas ao mesmo tempo destaca o excesso de burocracia no País, o não alcance de seu objetivo em conter gastos públicos e a necessidade de decisões que possam diminuir um excesso de burocracia. Referiu a iniciativa de criação da Comissão, no sentido de, através da diminuição da burocracia, se buscar uma forma de encurtar os caminhos para a prestação de serviços ao cidadão e para que o Estado possa crescer com mais celeridade.


Dos debates, abordando a questão a nível de suas instituições, participaram Luiz Philomena e Fabrício Rocha, da Secretaria Estadual da Administração e Recursos Humanos – SARH; Luiz Paulo Freitas Pinto, auditor-geral do Estado, representando a Secretaria da Fazenda; o procurador-adjunto da Procuradoria-geral do Estado, Paulo Roberto Basso; o deiretor-aministrativo da Secretaria da Micro e Pequena Empresa de Economia Solidária, Volnei Tesser;  Diogo Santos, secretário-geral do Governo; João Alberto Vieira, presidente da  Junta Comercial do RS – Jucergs: o vice-presidente da Jucergs, Paulo Mazzardo; José Tadeu Jacoby, secretário-geral da Jucergs; Valter Luiz de Lemos, do CRA/RS; Sandro Berguer, representando o Tribunal de Contas do Estado; Cláudio Roberto da Silva, diretor-administrativo da Secretaria da Saúde; Liége Campos, representando o Sindicazto dos Auditores de Estado do Controle Interno do RS – Sindicirgs, e Abel Ferreira, da Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS. entre outras autoridades e convidados.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Comissão debate burocracia nos serviços públicos do RS. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/comissao-debate-burocracia-nos-servicos-publicos-do-rs/ Acesso em: 28 mar. 2024