AL/RS

Os Caminhos da Matriz tem nova edição no dia 30 de novembro







Os Caminhos da Matriz encerra a temporada de 2013 com passeio cultural no dia 30


No dia 30 de novembro será realizada a última edição do ano de Os Caminhos da Matriz. Na data, serão visitados o Solar dos Câmara, o Museu Júlio de Castilhos e o Arquivo Público do Estado. A iniciativa permite que a população conheça um pouco do patrimônio histórico e cultural gaúcho por meio dos passeios gratuitos, que acontecem uma vez a cada mês. A programação começa às 14 horas, com ponto de encontro próximo ao monumento a Júlio de Castilhos, na Praça da Matriz. Para participar, não é necessário agendamento prévio e, em caso de chuva, o passeio é automaticamente cancelado.


Resultado de uma parceria entre Legislativo, Executivo, Judiciário e Ministério Público desde 2009, são oferecidas visitas guiadas às construções no entorno da Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz. Os grupos de visitantes são conduzidos por guias das respectivas instituições participantes. O projeto conta com dois roteiros, que são oferecidos de forma alternada.


Arquivo Público, Solar dos Câmara e Museu Júlio de Castilhos


Nesta edição, o passeio será pelo roteiro 2 do projeto, que reúne o Solar dos Câmara, o Arquivo Público do RS e o Museu Júlio de Castilhos. O Arquivo Público do Rio Grande do Sul foi fundado no ano de 1906, especialmente para o armazenamento e conservação de documentos. Seu acervo é integrado por cerca de 18 milhões de documentos oriundos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de Registro Civil e Tabelionatos.


Os visitantes também serão guiados pelo Solar dos Câmara, construção residencial mais antiga de Porto Alegre, que começou a ser edificada em 1818. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1963 e adquirido pela Assembleia em 1981. Sete anos depois, o Legislativo deu início às obras de restauração e, em 1993, o local novamente abriu as portas, desta vez como novo espaço cultural da sociedade gaúcha.


Criado em 1903, o Museu Júlio de Castilhos foi o primeiro museu do Rio Grande do Sul. Inicialmente chamado de Museu do Estado, ele hoje tem como objetivo adquirir, conservar, pesquisar, difundir e promover a expressão das identidades histórico-culturais gaúchas. Atua com exposições de longa duração, temporárias e itinerantes temáticas.


SERVIÇO




  • Projeto “Os Caminhos da Matriz”


  • Visitas guiadas gratuitas


  • Roteiro: Arquivo Público do RS, Solar dos Câmara e Museu Julio de Castilhos


  • Dia 30/11, a partir das 14h, com ponto de encontro próximo ao monumento a Julio de Castilhos


  • Obs.: em caso de chuva, o evento é automaticamente cancelado.


  • Informações: (51) 3295-8650

 * Com a colaboração da estagiária Laura Pavessi

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Os Caminhos da Matriz tem nova edição no dia 30 de novembro. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/os-caminhos-da-matriz-tem-nova-edicao-no-dia-30-de-novembro/ Acesso em: 29 mar. 2024