AL/RS

Comitiva de Narok/Quênia visita a Assembleia Legislativa

O 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Aldacir Oliboni (PT), recebeu, na manhã desta segunda-feira (02), comitiva do condado queniano de Narok (África). Chefiada pelo governador Samuel Kuntai Tunai, a delegação está no Rio Grande do Sul para tratar de acordos de cooperação e relações comerciais.

O 2º vice-presidente saudou o governador africano e destacou a boa imagem que o Quênia tem para o Rio Grande do Sul e o Brasil.


“Sentimo-nos honrados em recebê-los na casa dos cidadãos gaúchos. A colaboração, a troca de experiências e cooperação são marcas de estados democráticos e solidários. Estamos à disposição”, disse Oliboni.


O governador de Narok frisou a hospitalidade gaúcha e o ambiente democrático no RS. “Estamos muito felizes por estarmos aqui. Observamos como os poderes públicos são liberais e transparentes, aqui na Assembleia e no Executivo estadual. É muito importante que o público saiba o que está acontecendo”, ressaltou Tunai.


Durante a conversa, pautas como o funcionamento do Poder Legislativo, as relações e hierarquia com a União e a forma de como as leis federais e estaduais coexistem foram destaque. Além disso, a questão de gênero e participação das mulheres na política foi enfatizada.


A região de Narok é onde há um dos maiores índices de mutilação de mulheres na África, tema que é observado internacionalmente e gera polêmica entre uma interpretação étnica cultural em contraponto à garantia dos Direitos Humanos. Oliboni destacou a instituição da Lei Maria da Penha no Brasil, a criação de políticas públicas nacionais e estaduais de proteção às mulheres e as respectivas leis estaduais aprovadas ou em tramitação no parlamento gaúcho sobre o tema. A garantia de uma cota para mulheres (30%) dentre os candidatos nas eleições brasileiras também foi relacionada.


MISSÃO – Integram a comitiva e participaram da reunião na Assembleia Legislativa, os Ministros de Estado de Narok Richard Bwogo (Ministro da Agricultura); Lena Munge (Ministra das Finanças); Rebecca Nkowua (Ministra da Tecnologia do Estado de Narok) e Elisabeth Ololchoki (Conselheira do governador para assuntos econômicos).


Há uma semana no Rio Grande do Sul, a comitiva visitou instituições públicas e também da iniciativa privada a fim de estruturar projetos de parceria e comércio. O grupo esteve em Caxias do Sul, Pelotas e Não Me Toque, além de Porto Alegre. Foram visitadas empresas como Agrale, Lavrale, Perfilline e Boi Sul. Também a cooperativa Cotrijal esteve no roteiro.


NAROK – O Condado de Narok situa-se na antiga província do Vale do Rift. Trata-se de uma das 47 unidades geográficas previstas na Constituição do País, aprovada em 2010. Os poderes desta instância foram definidos nos artigos 191 e 192 e também no County Governments Act de 2012. Cada condado possui uma vaga no Senado e na Assembleia Nacional. Na reorganização das subdivisões administrativas quenianas, cada condado possui um comissionário que o governa.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Comitiva de Narok/Quênia visita a Assembleia Legislativa. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/comitiva-de-narok-quenia-visita-a-assembleia-legislativa/ Acesso em: 20 abr. 2024