AL/RS

Parlamentares debatem o impasse nas votações da Casa




No período das comunicações de lideranças da sessão plenária desta terça-feira (3), deputados aproveitaram o tempo na tribuna para falar, entre outros temas, sobre os projetos enviados pelo Executivo em regime de urgência e o impasse nas votações.  


O deputado Miki Breier (PSB), segundo vice-presidente da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale) utilizou a tribuna para comunicar o lançamento de uma nova edição da revista da entidade. Entre os temas em destaque pela entidade, a unificação do calendário eleitoral, eliminando-se as eleições de dois em dois anos; a CPI da Telefonia, iniciada no Rio Grande do Sul e, com apoio da Unale, também instalada em outros parlamentos estaduais; e a renegociação das dívidas dos estados com a União.


Paulo Borges (DEM) comentou imagens divulgadas na imprensa de José Dirceu e José Genoíno ao serem presos por conta da condenação do denominado mensalão. Ele fez referência a crônica de Arnaldo Jabor, que não considera os ex-parlamentares presos políticos, mas condenados por crimes políticos.


Vinicius Ribeiro (PDT) destacou o trabalho realizado pela Comissão Especial da Mobilidade Urbana, que deve ter seu relatório apreciado e votado ainda nesta terça. Ele frisou que nas 12 audiências públicas realizadas pelo grupo técnico não se tratou somente da mobilidade nos grandes municípios, mas também nas médias e pequenas cidades. O parlamentar registrou a realização de seminário na Assembleia Legislativa no dia de ontem (2), em parceria com o Ministério das Cidades, sobre a Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana.


Cassiá Carpes (SDD) fez referência à movimentação que agita a cidade de São Borja nesses dias (com a exumação e novos funerais dos restos mortais do ex-presidente João Goulart)  e recordou que o município deu ao Brasil três presidentes da República: Getúlio Vargas, João Goulart e Ibsen Pinheiro (como presidente da Câmara, ocupou interinamente a presidência da República em 20/11/92).  Ele destacou que o Rio Grande do Sul deve reconhecer e recuperar a imagem de Jango, uma liderança nacional que sofreu injustiças de muitos militares e políticos durante o período em que esteve no exílio.


Lucas Redecker (PSDB) citou um artigo do Jornal NH sobre a precária situação carcerária vivida pelos detentos e a insegurança sentida pela comunidade que vive nas imediações da casa prisional de Novo Hamburgo. Ele mencionou imagens que mostravam detentos saindo e retornando ao presídio sem qualquer controle das autoridade e demonstrando a precariedade da segurança pública no estado. 


Frederico Antunes (PP) registrou o impasse criado pela falta de votações das últimas sessões plenárias. Cobrou da base do governo que faça a sua parte para destravar a pauta, retirando urgências e aceitando sugestões de alterações em matérias do Executivo, como os projetos que tratam da CEEE e do Banrisul. Ele cobrou a presença da base aliada para as votações da sessão plenária desta tarde e criticou o projeto que aporta recursos à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).


Zilá Breitenbach (PSDB) salientou o número excessivo de projetos do Poder Executivo em regime de urgência que chegaram à Casa, como é o caso do recente projeto que oferece aumento salarial para a Brigada Militar, que iniciarão em 2015 e 2018. Ela criticou o governo estadual e ponderou que se o aumento para a Brigada é para 2015, não haveria necessidade de urgência. Ela destacou, entretanto, que a sua bancada é favorável ao aumento da Brigada Militar.


Gilberto Capoani (PMDB) destacou ser hoje um dia muito importante para o Banrisul, pois podem ser votados os projetos de lei 276 e 279, os quais, se aprovados, podem representar uma ameaça de privatização do banco. Ele adiantou que foram propostas duas emendas para garantir que o Banrisul continue sob o controle público. Ele também criticou o projeto do Executivo que aporta os R$ 30 milhões de recursos à EGR.


Ouça a íntegra dos pronunciamentos em www.al.rs.gov.br/legislativo










Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Parlamentares debatem o impasse nas votações da Casa. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/parlamentares-debatem-o-impasse-nas-votacoes-da-casa/ Acesso em: 29 mar. 2024