Oliboni recebe homenagem da Polícia Civil pela defesa das crianças e adolescentes desaparecidos | Portal Jurídico Investidur

Oliboni recebe homenagem da Polícia Civil pela defesa das crianças e adolescentes desaparecidos

O deputado Aldacir Oliboni (PT) foi agraciado com o Diploma Integração: Polícia Civil – Comunidade, nesta terça-feira (03). A homenagem é prestada a pessoas ou instituições que tenham contribuído com o trabalho da corporação ao longo do ano, em diferentes temas. O diretor do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA/RS), delegado Andrei Vivan, indicou Oliboni em referência ao trabalho realizado pela Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas, coordenada pelo deputado.

“A Frente Parlamentar contribuiu, e muito, para dar visibilidade a um assunto que muitas pessoas não conhecem porque não são afetadas e também porque o desaparecimento em si não é um crime. Necessitamos de apoio institucional e da sociedade e a iniciativa do deputado foi indispensável para isso”, destacou Vivan.

A Polícia Civil/RS completa hoje 172 anos e desde a década de 1980 realiza a homenagem que torna os agraciados popularmente denominados “Amigos da Polícia”.

“Estamos muito felizes por este reconhecimento de um trabalho que ainda está em seu início. Na verdade, nós é que precisamos apoiar o trabalho do Departamento que, mesmo com estrutura aquém do ideal, tem um setor específico para os desaparecidos, o que pode e deve ser potencializado. A Frente Parlamentar é parceira e fica à disposição para esta e outras iniciativas, é o nosso objetivo”, reitera Oliboni.

No total, foram entregues 42 distinções a partir da indicação dos diretores de departamentos e chefes das 29 delegacias regionais do Rio Grande do Sul.

PARCERIA – A Polícia Civil é detentora do cadastro mais organizado de pessoas desaparecidas no RS. No entanto, reconhece-se que as estatísticas atuais ainda não correspondem à realidade, apresentando números possivelmente acima do existente. As iniciativas da Frente Parlamentar contribuíram para que o Departamento, em Porto Alegre, começasse o trabalho de avaliação de todos os registros de desaparecimento de sua base de dados.

Trata-se da verificação in loco, avaliação das fichas, checagem das informações e acompanhamento das famílias dos desaparecidos. A partir disto, as estatísticas relativas a crianças e adolescentes desaparecidos já estão sendo modificadas. No primeiro semestre de 2013 houve 1.123 registros de desaparecimento e destes 880 foram localizados restando 243 desaparecidos.

O Serviço de Prevenção e Educação (SPE), que começa a ser implantado pela direção do DECA/RS, também tem participação da Frente Parlamentar, com disponibilização de material de orientação e esclarecimento.



Fonte: AL/RS
Seção: Notícias
Categoria: AL/RS

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. Oliboni recebe homenagem da Polícia Civil pela defesa das crianças e adolescentes desaparecidos. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 05 Dez. 2013. Disponível em: www.investidura.com.br/noticias/330-alrs/316171-oliboni-recebe-homenagem-da-policia-civil-pela-defesa-das-criancas-e-adolescentes-desaparecidos. Acesso em: 03 Ago. 2020

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO