AL/RS

Oliboni cobra agilidade na recuperação da RSC 481 e ERS 400


A recuperação de estradas na região de Sobradinho foi pauta do deputado Aldacir Oliboni (PT) e do vereador Gabriel Bieli (PT) em reunião na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra/RS), na manhã desta quarta-feira (04). Os parlamentares solicitaram informações e pediram agilidade no processo de recuperação da RSC 400 e ERS 347. A reivindicação também parte da Associação dos Municípios do Centro Serra e da Associação dos Caminhoneiros do Centro Serra e Alto Jacuí.

As rodovias são a principal rota para escoamento da produção agropecuária das regiões Centro Serra e Salto do Jacuí. Apenas na safra 2012/2013, conforme levantamento apresentado pelo vereador Bieli, cerca de R$ 949 milhões em produtos foram transportados pelas estradas. Outro dado destacado foi o número de acidentes e mortes ocorridos. “Só nos últimos três anos foram 260 acidentes com 28 mortes na RSC 481 e ERS 400”, relatou o vereador.


Para Oliboni, esta também é uma questão de direitos e proteção dos cidadãos. “Queremos um trânsito seguro para que todos possam trabalhar, passear, deslocarem-se com segurança. O fluxo de carros de passeio e caminhões é intenso e o problema dos trevos piora a situação, colocando em risco os cidadãos”, enfatizou o deputado.


De acordo com o secretário adjunto da Seinfra, João Mattos, e o assessor técnico da Secretaria, engenheiro Vilson Linhati; o projeto já está sendo elaborado. A previsão é de que em cerca de seis meses 19, 63 quilômetros da RSC 400 e RSC 347(a partir da Vila União) e 12,5 quilômetros da ERS 481 (de Cerro Branco a Novo Cabrais) estejam recuperados, dentro do pacote de obras emergenciais definido pelo Governo do RS.


O processo para adequação de trevos e acessos a Sobradinho, já protocolado no DAER, também foi tratado durante a reunião. O Departamento já acompanha a situação e a Seinfra/RS comprometeu-se a buscar solução para reduzir o número de acidentes e mortes.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Oliboni cobra agilidade na recuperação da RSC 481 e ERS 400. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/oliboni-cobra-agilidade-na-recuperacao-da-rsc-481-e-ers-400/ Acesso em: 28 mar. 2024