AL/RS

Estudantes participam das primeiras atividades da 42ª edição do programa








Os estudantes participantes da 42ª edição do programa Deputado por Um Dia tiveram suas primeiras atividades da 42ª edição do programa no Memorial do Legislativo, na manhã dessa segunda-feira (11). Eles foram recebidos na primeira sede do Parlamento gaúcho pelo presidente da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, deputado Mano Changes (PP).


O presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, Florian Madruga, prestigiou a abertura dos trabalhos. “O Parlamento gaúcho é pioneiro na realização do Deputado por Um Dia.” Atualmente, o programa é desenvolvido, segundo ele, em diversas câmaras de vereadores, em todos os parlamentos estaduais e também na Câmara e no Senado. Ele sorteou uma edição especial da Constituição Brasileira entre os estudantes.


Democracia e Conhecimento


O presidente da Escola destacou a importância do exercício da cidadania e dos problemas causados por escolhas erradas em um país onde o voto é obrigatório a partir dos 18 anos. “A democracia depende de conhecimento.” E salientou ainda a importância da escola nesse processo.


Mano acredita que as pessoas foram para as ruas, esse ano, para dizer que os partidos e os políticos não lhes representa. Por outro lado, incentivou os estudantes a conhecerem mais sobre como funciona a política.


Crack e Educação


Na palestra com o tema A Música Contra o Crack, o deputado falou aos estudantes sobre a epidemia do crack, que está matando muitos jovens gaúchos. Segundo Mano, estudos apontam que apenas 8% dos usuários morrem por overdose. A grande maioria morre vítima da violência e da Aids. “O crack gera a banalização da vida e da violência.”


Mano acredita que “a escola não pode ser um lugar chato, num mundo tão colorido, com tanta atração, tanta informação”. E convocou os estudantes a fazerem sua parte.


Como integrante do Comitê de Luta contra o Crack, Mano colocou-se à disposição das escolas presentes para ir até elas e criar músicas contra o crack com os alunos.


Programação


A programação do Deputado por Um Dia segue com a Reunião de Líderes. E, a partir das 14 horas, ocorre a Sessão Plenária do Estudante, quando serão votados os projetos apresentados pelas escolas.   


Participam as escolas EMEF Vicente Goulart, de São Borja; Escola Germano Dockhorn, de Três de Maio; Escola João Pollo, de São Marcos; Escola Gaston Augusto Santos César – CIEP–, de Tapes; e Instituto Estadual São João Batista, de Herval. Em cada instituição de ensino foram eleitos 11 alunos para a apreciação das proposições na Sessão Plenária do Estudante, momento em que ocuparão as cadeiras do Plenário 20 de Setembro como estudantes-deputados.


O programa é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), por meio da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Estudantes participam das primeiras atividades da 42ª edição do programa. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/estudantes-participam-das-primeiras-atividades-da-42-edicao-do-programa/ Acesso em: 28 mar. 2024