AL/MG

Presidente recebe homenagem nos 25 anos do Gate

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), participou na manhã desta terça-feira (5/6/12) das comemorações dos 25 anos do Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate), da Polícia Militar. Na homenagem aos “amigos do Gate”, ele recebeu uma miniatura do veículo usado pelo grupamento. A solenidade aconteceu logo após o desfecho do sequestro de uma família de bancários, na região Nordeste de Belo Horizonte, solucionado pelo Gate, o que foi realçado pelo presidente da ALMG.

Dinis salientou que o Gate, com sua estrutura singular, é uma referência para a sociedade mineira. “É um braço muito forte e pujante da Polícia Militar, cumpre ações estratégicas e busca levar paz, segurança e tranquilidade aos mineiros”, completou. A solenidade reuniu autoridades civis como o vice-governador Alberto Pinto Coelho e o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, além do alto comando da Polícia Militar e dos Bombeiros.

Os deputados estaduais Durval Ângelo (PT) e Lafayette de Andrada (PSDB) também foram homenageados. “Nunca houve mortes nas ações do Gate. Eles usam técnica moderna, com respeito aos direitos humanos”, salientou Ângelo. “Ocorrências como a de hoje mostram a competência e eficácia do Gate, a elite da PM”, sintetizou Andrada, referindo-se ao sequestro.

O comandante-geral da PMMG, coronel Márcio Martins, enfatizou que 80% dos homens do Gate estiveram envolvidos na solução da sequestro no bairro Fernão Dias, ocorrência que ganhou destaque nacional. O grupamento, segundo ele, é motivo de orgulho para a PM e a prova de sua modernidade.

História – O Gate foi criado formalmente em 1987, com o nome de Companhia de Operações Especiais. Sua missão é atuar em ocorrências que exijam técnicas especiais. Por isso, os militares do grupo passam por treinamento específico. Hoje, o Gate tem cerca de cem homens. O coronel Márcio Martins lembrou que as operações táticas ganharam destaque e sistematização no mundo a partir dos atentados terroristas ocorridos nas olimpíadas de Munique, em 1972.

Fonte: AL/MG

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Presidente recebe homenagem nos 25 anos do Gate. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/almg/presidente-recebe-homenagem-nos-25-anos-do-gate/ Acesso em: 28 mar. 2024