TJMG mantém desclassificação de candidato por exame médico | Portal Jurídico Investidura - Direito

TJMG mantém desclassificação de candidato por exame médico

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais deu provimento a recurso de apelação nº 4902223-65.2008.8.13.0145 da Advocacia-Geral do Estado, confirmando validade de exame médico que reprovou candidato de processo seletivo da Policia Militar.

Expondo que a exigência do exame médico tem amparo constitucional, o Procurador Bruno Matias Lopes expôs que, no caso do policial militar é inquestionável a importância da idoneidade moral, mental e física, pois o mesmo se sujeita a situações perigosas e estressantes. Ressaltando tratar-se de questão de mérito administrativo, afirmou que o laudo foi elaborado conforme os ditames do edital e legislação vigente. Assim, sustentou que o laudo pericial, produzido em Juízo, ofende o princípio da separação dos poderes, além de não ter demonstrado efetivamente qual seria o suposto erro ou ilegalidade do laudo elaborado pela Administração Pública.
Enfatizando que, a questão envolve uma análise subjetiva do significado patológico de distúrbio do ritmo cardíaco apresentado pelo candidato, o relator, Desembargador Moreira Diniz declarou: “O Poder Judiciário não pode, a pretexto de verificar suposta ilegalidade na desclassificação do autor, adentrar na subjetividade da análise feita pelo médico que compõe a comissão examinadora do concurso, sob pena de invadir o mérito do ato administrativo.”



Fonte: PGE
Seção: Notícias
Categoria: PGE/MG

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. TJMG mantém desclassificação de candidato por exame médico. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 15 Mai. 2012. Disponível em: www.investidura.com.br/noticias/327-pgemg/247181-tjmg-mantem-desclassificacao-de-candidato-por-exame-medico. Acesso em: 04 Dez. 2020

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO