Em ação de desapropriação só se aplica o índice da caderneta de poupança | Portal Jurídico Investidura - Direito

Em ação de desapropriação só se aplica o índice da caderneta de poupança

Reconhecendo que o artigo 1º F, da Lei 9.494/97 tem aplicabilidade imediata, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou a incidência, uma única vez, até o efetivo pagamento, dos índices oficiais de remuneração da caderneta de poupança. O acórdão acolheu embargos de declaração nº 6957798-04.2005.8.13.0024, interposto pela Advocacia-Geral do Estado (AGE), contra decisão que havia aplicado juros moratórios, juros compensatórios e a correção monetária.

No recurso, o Procurador do Estado Fábio Diniz Lopes argumentou que está pacificado pela jurisprudência que as normas sobre juros moratórios têm caráter processual, portanto aplicam-se aos processos em andamento. Assim, sustentou que não se pode falar em outra forma de remuneração e nem tampouco em incidência de correção, juros de mora e juros compensatórios, posto que, sua incidência é sobre todas as condenações contra a fazenda Pública.



Fonte: PGE
Seção: Notícias
Categoria: PGE/MG

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. Em ação de desapropriação só se aplica o índice da caderneta de poupança. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 30 Abr. 2012. Disponível em: www.investidura.com.br/noticias/327-pgemg/243803-em-acao-de-desapropriacao-so-se-aplica-o-indice-da-caderneta-de-poupanca. Acesso em: 04 Dez. 2020

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO