TCU

Rio de Janeiro recebe Diálogo Público





A cidade considerada um dos mais belos cartões postais do mundo foi palco, na última terça-feira (17), de mais uma edição do Diálogo Público – para a melhoria da governança pública.

Mais de 500 pessoas lotaram  o auditório Antônio Carlos Amorim, da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro, para participar do evento. Estiveram presentes, durante todo o dia, prefeitos da região e gestores públicos vinculados aos governos federal, estadual e municipal.

A abertura reuniu o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, o vice-presidente, ministro Aroldo Cedraz, o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), conselheiro Jonas Lopes de Carvalho Júnior, o presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM-RJ), conselheiro Thiers Vianna Montebello, a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargadora Leila Mariano, além de conselheiros e equipe técnica dos tribunais.

Na abertura, o presidente Augusto Nardes disse que o Diálogo Público é uma forma de aproximação para saber as inquietudes, as insatisfações e também as interrogações que existem em relação ao controle externo no Brasil. O presidente enfatizou a importância da governança pública: “Como forma de desatar o nó da burocracia brasileira, é necessário melhorar a governança do País. Há fragilidades na administração pública brasileira em todos os setores”.

Em sua participação, o governador Sergio Cabral declarou que o encontro é muito positivo pela troca de experiências e que o TCU deve continuar esse trabalho de buscar boas práticas em todo o País. “Se nós não inovarmos na gestão, seremos vítimas de um discurso absolutamente incapaz nos tempos contemporâneos”, reforçou.

O presidente do TCE-RJ, que também representou o Instituto Rui Barbosa na ocasião, mencionou que no mundo globalizado não há mais espaço para gestão ineficiente e isolada. O conselheiro acredita que o encontro ajudará a construir bases ainda mais sólidas para a boa governança pública.

“Nesses diálogos públicos que já estão ocorrendo em vários estados, sabemos que temos também a missão do aprendizado”, lembrou o ministro Aroldo Cedraz ao iniciar sua palestra. Depois, o ministro, que é o relator dos Jogos Olímpicos que serão sediados no Rio de Janeiro, deu continuidade ao tema que lhe coube no encontro: governança para a organização da Olimpíada 2016.

De acordo com o presidente do TCU, é preciso pensar e olhar para o futuro. É preciso administrar as crises eventuais da administração pública, mas sempre pensando a médio e longo prazos. Para Nardes, os tribunais de contas devem trabalhar em parceria, trocando informações e cada vez mais próximos dos governos estaduais e municipais porque “somos todos brasileiros e temos que trabalhar juntos para avançar na nossa história”.

Durante a tarde foram discutidos temas como o desafio do controle interno municipal e alternativas de ação, os riscos e controles das licitações, contratos e convênios e o papel do Ministério Público junto ao TCU.

Próximas capitais – As próximas edições do Diálogo Público em 2013 serão realizadas nas cidades de Manaus (AM) e São Paulo (SP).

 

Siga o TCU no Twiter: twitter.com/tcuoficial.

 

Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

 

Fonte: TCU

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Rio de Janeiro recebe Diálogo Público. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tcu-noticias/rio-de-janeiro-recebe-dialogo-publico/ Acesso em: 29 mar. 2024