TCU

TCU visita Hospital do Andaraí





O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, e o ministro Benjamin Zymler, relator da área de saúde no biênio 2012/2013, visitaram, no último dia 16, o Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro. O objetivo da visita foi conhecer de perto a realidade de um dos maiores hospitais de urgência e emergência do Rio e obter subsídios para o relatório sistêmico da saúde – um levantamento que está sendo realizado simultaneamente em todas as unidades da federação.

O hospital, que tem sua origem em 1945, conta com 370 leitos e, segundo a direção,  realizou até o fim de julho deste ano 2.568 cirurgias e 6.248 internações. São cerca de 7.740 consultas mensais. Tem como especialidades: oncologia, cirurgia vascular, cirurgia plástica, suporte a grandes traumas, Unidade de Terapia Intensiva, Unidade Coronariana e Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).
 Números grandiosos são acompanhados de muitas dificuldades.

Para o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde, João Marcelo Ramalho Alves, com o sistema de regulação, houve sensível melhora na distribuição de leitos, reduzindo filas para atendimento, mas ainda persistem dificuldades e um dos principais problemas é a carência de médicos e a alta rotatividade em razão da baixa remuneração. “O salário inicial de um médico é de R$ 1.900,00”, ressaltou. 

Durante a visita, também foi possível constatar problemas nas instalações do hospital, como alas de internação em que o ar-condicionado não funcionava, vidros quebrados, vazamentos, funcionários reclamando da falta de material e medicamentos condenados por causa de cupins.

Para o presidente do TCU, a situação encontrada é precária e é preciso melhorar a gestão para os recursos da saúde. “Não se pode aceitar pessoas morrendo sem atendimento. No ano que vem, faremos uma auditoria completa em todo o Brasil para traçar um retrato da saúde”, informou o presidente. O ministro Benjamin Zymler ressaltou que “é sempre bom sair do escritório, do ar-condicionado e ver a realidade de perto, o que traz outra dimensão para o trabalho”.

Acompanharam a visita, coordenadores, secretários e auditores envolvidos na fiscalização da Saúde.

relatório sistêmico de saúde
O relatório sistêmico de saúde apresentará, entre outras informações, dados orçamentários e financeiros, avaliação dos indicadores em saúde e grandes questões acompanhadas pelo tribunal na área de saúde.

Em 2013, foi escolhido como tema em destaque a assistência hospitalar no SUS, por sua relevância social e alta materialidade dos gastos. Para fornecer um diagnóstico abrangente dos principais problemas relacionados a esse tema, estão sendo realizados levantamentos de auditoria pelas secretarias do TCU em todos os estados.

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook.

Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

Fonte: TCU

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. TCU visita Hospital do Andaraí. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tcu-noticias/tcu-visita-hospital-do-andarai/ Acesso em: 18 abr. 2024