TCU

TCU e OCDE realizarão estudo para aprimoramento da governança pública brasileira





      O Tribunal de Contas da União assinará no dia 8 de outubro acordo de cooperação com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a realização de estudo internacional sobre a governança pública. 
      O estudo faz parte de um grande projeto para o aprimoramento da governança pública brasileira, criado por iniciativa do presidente do TCU, ministro Augusto Nardes.
      O trabalho que será realizado em conjunto com a OCDE, umas das organizações mais avançadas no mundo em relação à governança pública, terá como foco a identificação de melhores práticas de governança pública em diversos países, para posterior avaliação e aplicação no Brasil.
      A assinatura do acordo ocorrerá na sede do TCU em Brasília. Está prevista a presença da presidente Dilma Rousseff.
      Resultados – o TCU espera que a parceria com a OCDE possa auxiliar na busca de soluções para diversos gargalos da administração pública brasileira. Principalmente no que diz respeito ao uso correto e efetivo dos recursos públicos. No último ano, por exemplo, o TCU encaminhou ao Superior Tribunal Eleitoral uma lista com nomes de 6.800 gestores que tiveram contas julgadas irregulares pelo TCU e que poderiam se tornar inabilitados para o exercício de cargos públicos. Além disso, nos últimos cinco anos, foram contabilizados mais de RS 102 bilhões em benefícios decorrentes de ações preventivas de fiscalização.  Agora o tribunal pretende aliar a atuação preventiva às melhores práticas de governança pública para contribuir com o desenvolvimento da administração pública brasileira.

 

Fonte: TCU

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. TCU e OCDE realizarão estudo para aprimoramento da governança pública brasileira. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tcu-noticias/tcu-e-ocde-realizarao-estudo-para-aprimoramento-da-governanca-publica-brasileira/ Acesso em: 25 abr. 2024