TCU

Informe sobre agrotóxicos apresenta fragilidades





O Tribunal de Contas da União (TCU) avaliou a efetividade dos procedimentos de controle adotados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na emissão do Informe de Avaliação Toxicológica e identificou falhas no controle interno e no fluxo de trabalho. O informe é um dos documentos necessários para registro e controle de agrotóxicos, componentes e similares.

Entre os principais problemas apontados pela auditoria estão insuficiência de servidores para atender à quantidade crescente de pedidos de registro de agrotóxicos no Brasil, e valores das taxas de fiscalização para produtos agrotóxicos inferiores a de outros produtos regulados, o que favorece pedidos de registro para produtos que não serão comercializados.

Em relação aos controles, há baixa confiabilidade e fragilidades de segurança no instrumento para gerenciar processos de registro, além de designação de pessoas de fora do quadro da Gerência-Geral de Toxicologia para análise de estudos de resíduos de agrotóxicos.

O TCU determinou à Anvisa, entre outras medidas, que apresente plano de ação com cronograma para adoção das medidas necessárias à solução dos problemas apontados e  que conclua o Sistema de Informações sobre Agrotóxicos, atualmente em desenvolvimento.

O processo de registro de agrotóxicos é realizado com a participação de três instituições federais. Além da Anvisa, atuam o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A auditoria se originou de solicitação formulada pelo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).

O relator do processo é o ministro Walton Alencar Rodrigues.

 

Serviço:
Processo: TC 011.726/2013-0
Acórdão: 2303/2013 – Plenário
Sessão: 28/8/2013
Secom – JA
Tel.: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook.

 

Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

Fonte: TCU

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Informe sobre agrotóxicos apresenta fragilidades. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tcu-noticias/informe-sobre-agrotoxicos-apresenta-fragilidades/ Acesso em: 29 mar. 2024