AJUFE

Simpósio sobre investigação criminal discutirá efeitos da PEC 37

No dia 25 de junho, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) sediará o Simpósio “Sistemas de Investigação Criminal”, atividade que reunirá membros do Ministério Público e especialistas para debater os sistemas de investigação criminal sob uma perspectiva de direito comparado, avaliando os efeitos decorrentes da Proposta de Emenda à Constituição nº 37 (PEC 37). Em tramitação no Congresso Nacional, a PEC 37 pretende retirar do Ministério Público a função investigatória e, ao mesmo tempo, garantir à polícia a exclusividade na investigação das infrações penais.

Levantamentos recentes, publicados em veículo de comunicação, demonstram que nos anos de 2010, 2011 e 2012, a Polícia Federal remeteu ao Ministério Público Federal 211.834 inquéritos criminais. Desse total apenas 17.744 (8,3%) resultaram em denúncias encaminhadas ao Judiciário por procuradores da República contra os investigados.

Diante de dados como esses, o Simpósio discutirá as formas de conferir eficiência às investigações criminais, a ineficácia do inquérito policial, a questão das restrições e exclusividade das investigações, bem como propostas de um novo modelo de persecução criminal.

Entre os participantes do evento, como palestrantes e debatedores, estão senador da república, procuradores da República, jornalista e policiais federais.
As inscrições seguem até às 18h de hoje (18/06), somente pelo endereço www.esmpu.gov.br, link “Inscrições”. Os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico. A ESMPU emitirá certificado de participação com oito horas-aula a todos os presentes. Será possível, outrossim, inscrições no dia do evento, para os que se encontrarem em Brasília.

Informações adicionais podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail Serviço

Símpósio: Sistemas de Investigação Criminal
Quando: 25 de junho de 2013, das 8:20h às 18:30h
Onde: Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) – SGAS Quadra 604, Lote 23 – Asa Sul – Brasília (DF)
Vagas: 130 (membros e servidores do MPU e público externo)
Inscrições: até as 18h do dia 18 de junho, no site www.esmpu.gov.br
Informações:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Telefone: Central de Atendimento ao Usuário (CAU) (61) 3313-5165

Ministério Público Federal em Goiás

Assessoria de Comunicação

Fones: (62) 3243-5454
E-mail:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Site: www.prgo.mpf.gov.br
Twitter: http://twitter.com/mpf_go
Facebook: https://www.facebook.com/MPFGoias

Fonte: MPF-GO

Fonte: AJUFE

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Simpósio sobre investigação criminal discutirá efeitos da PEC 37. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ajufe/simposio-sobre-investigacao-criminal-discutira-efeitos-da-pec-37/ Acesso em: 29 mar. 2024