AJUFE

Jornalistas e juízes discutem relação entre a magistratura e a imprensa

O painel “Judiciário e Comunicação”, que teve a participação dos jornalistas Eugênio Bucci, Felipe Seligman e Luis Nassif, sob a coordenação do juiz federal e Diretor de Comunicação da Ajufe, Décio Gimenez, abordou as dificuldades do relacionamento entre membros do Judiciário e da imprensa, principalmente no que se refere à transparência na divulgação dos atos do judiciário.

Em sua exposição, o jornalista e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) Eugênio Bucci falou sobre os esforços do judiciário brasileiro em melhorar a comunicação com a imprensa e com o público em geral. Ele fez uma analogia entre o Concílio do Vaticano (1962-1965), que desobrigou a realização de missas em latim e permitiu que as mesmas fossem feitas na língua dos fiéis, e o atual momento do judiciário no Brasil. “De uns tempos para cá, a justiça brasileira tem se esforçado para deixar de falar latim. Os ministros entenderam que precisam se fazer compreender. A justiça só é justiça quando atende o anseio de justiça da população. E, para isso, é indispensável que a comunidade entenda o sentido das decisões, dos ritos, tal qual o vaticano, por isso a analogia”, explicou.

Bucci também comentou sobre a criação da TV Justiça e a transmissão, ao vivo, dos julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF). Na percepção do jornalista, esse projeto  pioneiro foi bastante arrojado e representou uma evolução na comunicação institucional. “A transmissão dos julgamentos aproxima as autoridades da sociedade. Quanto mais visibilidade e transparência, melhor para o cidadão, melhor para a democracia”, avaliou. Eventuais defeitos da cobertura jornalística, segundo ele, são corrigidos com mais cobertura e mais transparência. “Muitos juristas defendem o fim das transmissões. Se não houver mais transmissão, a alternativa seria transmitir uma síntese, com conteúdo editado. Portanto, se a fala do ministro será editada, a quem caberá essa edição? Isso cria outro problema”, questionou.

O jornalista da Folha de S. Paulo Felipe Seligman reconheceu as dificuldades de relacionamento entre juízes e jornalistas; tanto por parte dos profissionais de imprensa, que muitas vezes não tem conhecimento do tema sobre o qual estão escrevendo, quanto por parte dos juízes, que se negam a dar explicações ou dificultam o acesso à informação precisa. Por essa razão, explica Seligman, o repórter acaba ficando refém do advogado de uma das partes, ou mesmo do Ministério Público, que acaba repassando informações à imprensa. “A única fonte imparcial seria o juiz, que é uma fonte desinteressada”, afirmou. Ele também fez um apelo aos juízes de primeira instância para que dialoguem mais e melhor com a imprensa. “A gente hoje sente que tem mais acesso a ministros do Supremo, do STJ, do que juízes de primeira instância”, afirmou.

Para o jornalista Luis Nassif, há um jogo de interesses perigoso por trás do espetáculo que se cria em torno de certos julgamentos e citou diversos exemplos de escândalos que tiveram influência da mídia, como o caso Watergate e, mais recentemente, o caso Murdoch. Ele falou ainda sobre problemas que afetam a imagem do judiciário e criticou o processo de espetacularização da notícia pela imprensa. “A liberdade de imprensa não é um direito absoluto. Liberdade de expressão e acesso a informação, sim. A liberdade de imprensa é um meio para se atingir esses dois direitos da cidadania. Quando não são cumpridos, tem que se estabelecer limites, que devem ser dados pelo poder judiciário”, disse.

Na avaliação de Nassif, o Poder Judiciário tem que ter transparência, mas isso não significa que os juízes e ministros devam rever suas posições por pressão da mídia. “O grande juiz não deve ter medo da opinião pública, apesar da pressão que recebe”, salientou. Ele acredita que os exageros da mídia devem ser combatidos e, por isso, “é preciso criar formas de defesa da pessoa física”.

Fonte: AJUFE

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Jornalistas e juízes discutem relação entre a magistratura e a imprensa. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ajufe/jornalistas-e-juizes-discutem-relacao-entre-a-magistratura-e-a-imprensa/ Acesso em: 29 mar. 2024