AJUFE

Gabriel Wedy defende investigação rigorosa no caso Orlando Silva


gabriel_wedy_reduzida

Em nota enviada à imprensa na tarde desta quarta-feira (26/10), o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, disse que o afastamento do ministro dos Esportes não pode significar impunidade.  “A Ajufe defende a investigação rigorosa e apuração das denúncias de desvio de recursos no Ministério do Esporte, que culminaram na saída de seu ministro, Orlando Silva. A sociedade brasileira exige transparência no trato da coisa pública”, disse Wedy.

A Agência Brasil e site Consultor Jurídico destacaram a declaração do presidente.

Agência Brasil – BR
Dilma deve nomear interino para lugar de Orlando Silva

O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, informou que a presidente Dilma Rousseff deverá nomear o secretário executivo da pasta, Waldemar Manoel Silva de Souza, para o Ministério do Esporte, no lugar do ministro Orlando Silva, que pedirá demissão do cargo nesta quarta-feira (26/10).

De acordo com Gilberto Carvalho, nas reuniões que o governo teve com o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, e com o próprio ministro Orlando Silva, nesta quarta pela manhã, não se chegou a um acordo sobre o nome do substituto. Como não houve uma definição sobre o nome, a presidenta poderá nomear o secretário executivo como interino para poder decidir com calma. “ Pode haver situação de interinidade. É o mais provável”, disse o ministro.

A reunião de Dilma Rousseff com o ministro Orlando Silva e com representantes do PCdoB está marcada para ocorrer no Palácio do Planalto ainda nesta quarta. Nessa reunião, Orlando deverá entregar a Dilma sua carta de demissão.

Orlando Silva enfrenta diversas denúncias de irregularidades no Ministério. Na terça-feira (25/10), a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, aceitou o pedido de abertura de inquérito, feito na semana passada pela Procuradoria-Geral da República. Na avaliação do Planalto, a decisão do STF agravou a situação do ministro. “ O PCdoB disse que respeita a decisão da presidenta. Sabe que a decisão é da presidente, e o ministro Orlando Silva foi de uma maturidade política muito grande”.

Há duas semanas, o policial militar João Dias Ferreira acusou o ministro de participar de um esquema de desvio de recursos públicos do Programa Segundo Tempo. A denúncia foi publicada pela revista Veja. Desde então, Orlando Silva vem negando participação no esquema. Ele também pediu ao Ministério Público que o investigasse.

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, enviou nota à imprensa dizendo que “defende a investigação rigorosa e apuração das denúncias de desvio de recursos no Ministério do Esporte, que culminaram na saída de seu ministro, Orlando Silva. “A sociedade brasileira exige transparência no trato da coisa pública”, disse Wedy.

Fonte: AJUFE

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Gabriel Wedy defende investigação rigorosa no caso Orlando Silva. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ajufe/gabriel-wedy-defende-investigacao-rigorosa-no-caso-orlando-silva/ Acesso em: 28 mar. 2024