AJUFE

Presidente da Ajufe participa da cerimônia de abertura da IX Colad


Colad

O presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, participou hoje pela manhã da abertura da IX Convenção Latino-americana de Direito (Colad), que acontece em Curitiba (PR). O evento é promovido pela Justiça Federal, pela Emagis e pelo Comitê para o Estudo e a Difusão do Direito na América Latina (Ceddal). Durante três dias, juristas, magistrados, professores e profissionais do Direito debaterão temas como Direito e Seguridade Social, Direito Internacional e Sustentabilidade.

A Convenção, que tem o apoio institucional da Ajufe, foi aberta pelo juiz federal José Antônio Savaris, presidente da comissão organizadora do evento. Presidente de honra do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) e coordenador dos Juizados Especiais Federais (JEFs) no Paraná, Savaris é o responsável pela vinda da convenção para o Brasil.

Além do presidente da comissão organizadora da IX Colad, a mesa de abertura foi composta pelo desembargador Luiz Fernando Wowk Penteado, diretor da Escola da Magistratura, representando TRF- 4; pelo desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação, vice-presidente do TJ-PR; Friedmamn Wendpap, diretor da Seção Judiciária do Paraná; Orlando Martello, procurador-chefe do Ministério Público do Paraná; Ana Maria Fernandes Coca, presidente do Ceddal; José Lucio Glomb, presidente da seccional da OAB ; Ricardo Velasquez Ramirez, diretor-executivo do Ceddal e co-organizador da Colad, e pelo presidente da Ajufe Gabriel Wedy, que fez uso da palavra.

“É uma honra para a Ajufe participar de um evento com temas tão relevantes, buscando a integração da América Latina tão falada entre nós pelo saudoso antropólogo Darcy Ribeiro. Teremos aqui debates da mais alta relevância e qualidade jurídica, que certamente vão contribuir para um Judiciário eficiente e independente não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina”, disse Wedy, acrescentando que a convenção tem tudo para marcar o calendário jurídico do País neste ano.

O secretário-geral da Ajufe, José Carlos Machado Junior, e a delegada da Ajufe no Paraná, Thais Sampaio, também prestigiaram a solenidade.

O tema desta edição é “Direito, Democracia, Judicialização das Políticas Públicas e Integração Latino-Americana: O Desafio do Presente Milênio”. A palestra de abertura foi proferida pelo professor doutor Clèmerson Merlin Clève, do Brasil, que discorreu sobre Jurisdição Constitucional, Ativismo Judicial e Democracia. Palestrantes do Peru, Portugal, Argentina, Espanha, Colômbia, Venezuela, além do Brasil, terão a oportunidade de expor suas idéias até o próximo sábado, quando o evento será encerrado com a leitura da Carta de Curitiba e o anúncio da sede da próxima edição da Colad. A Colad acontece a cada biênio. Em 2009, a cidade de Santo Domingo de Guzmán, capital da República Dominicana, sediou o evento.

Fonte: AJUFE

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Presidente da Ajufe participa da cerimônia de abertura da IX Colad. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ajufe/presidente-da-ajufe-participa-da-cerimonia-de-abertura-da-ix-colad/ Acesso em: 19 abr. 2024