TRF5

Justiça Federal tem o melhor desempenho entre os segmentos do Judiciário

Conforme levantamento elaborado pelo Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP), a Justiça Federal tem o melhor desempenho entre os segmentos do Poder Judiciário. O estudo foi elaborado com base nos dados do relatório “Justiça em Números”, do Conselho Nacional de Justiça, e levou em consideração 20 indicadores, como despesas com recursos humanos, custo médio de um processo, taxa de congestionamento, arrecadação e produtividade de magistrados e servidores.

O grau de desempenho de cada segmento da Justiça – Estadual, Federal e do Trabalho – foi medido pelo Índice de Desempenho da Justiça (IDJus), desenvolvido pelo Centro de Pesquisas sobre o Sistema de Justiça Brasileiro (CPJus) com intuito de contribuir para o desenvolvimento das instituições Judiciárias. Como outros indicadores, o IDJus varia entre 0 e 100 e, quanto mais desenvolvida e eficiente a Justiça, mais próximo de 100, e melhor será o seu indicador.

Em sua quarta edição, o IDJus apresenta uma análise comparativa inédita da série histórica relativa aos dados de 2010, 2011, 2012 e 2013. Esse diagnóstico permite conhecer tendências e ter uma visão integral – não alcançada por nenhum outro instrumento de mensuração – dos vários aspectos de funcionamento da Justiça. Sob essa análise, a Justiça Federal apresentou o melhor desempenho no último triênio, em comparação com os demais segmentos.

A pesquisa revelou, inclusive, que houve uma queda de desempenho no IDJus da Justiça Federal no ano de 2013, passando de 58,9 (2012) para 57,4 (2013). A média brasileira do índice ficou em 51,3. Mesmo assim, a Justiça Federal se destacou com melhores indicadores relativos à gestão de processos. Ainda de acordo com o estudo, o tribunal mais bem avaliado – com índice de 64,6 – é o da 5ª Região, que possui jurisdição sobre os estados de Alagoas, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Fonte: TRF5

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Justiça Federal tem o melhor desempenho entre os segmentos do Judiciário. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/trf5/justica-federal-tem-o-melhor-desempenho-entre-os-segmentos-do-judiciario/ Acesso em: 28 mar. 2024