Roberto Machado toma posse como desembargador federal do TRF5 | Portal Jurídico Investidura - Direito

Roberto Machado toma posse como desembargador federal do TRF5

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, desembargador federal Francisco Wildo, deu posse, hoje (10), ao juiz federal Francisco Roberto Machado, no cargo de desembargador federal. Em solenidade bastante prestigiada, principalmente por autoridades dos três poderes, entre eles o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de magistrados e amigos do cearense Roberto Machado, o novo membro da Corte foi conduzido ao auditório do Pleno pelo decano e benjamim do TRF5, respectivamente, desembargadores federais Lázaro Guimarães e Fernando Braga.

Coube ao desembargador federal José Maria Lucena, conterrâneo de Roberto Machado, fazer a saudação ao novo desembargador em nome da Corte. “Roberto Machado chega hoje ao Tribunal, trazendo-nos a opulência de 43 anos de prática forense, 26 de experiência na magistratura federal de primeira instância e um invejável cabedal de conhecimentos jurídicos, que o haverão, certamente, de ajudar no desempenho do novo e árduo cargo de desembargador federal”, elogiou.

Em seguida, o representante da classe dos advogados, Valmir Pontes Filho, falou breves palavras para o novo desembargador: “emocionado, vejo a chegada de Roberto Machado a este Tribunal, com sua vasta cultura e peculiar inteligência. Um homem que acompanho desde cedo. Sua brilhante trajetória honrará a história desta Corte”.

Antes das palavras de agradecimento, Roberto Machado ouviu o representante do Ministério Público Federal, o chefe da Procuradoria Regional da República na 5ª Região, Francisco Chaves dos Anjos Neto: “a investidura do desembargador Francisco Roberto Machado traz uma enorme carga de simbologia para este Tribunal, por nos dar sempre uma sensação de reposição do equilíbrio federativo. O Ceará, diante de sua importância geopolítica, sempre é merecedor de representação”.

Em seu discurso emocionado, com referências a diversos músicos e poetas, Machado fez questão de reverenciar o irmão e juiz federal Agapito Machado e o desembargador federal emérito Francisco Cavalcanti, além de homenagear os servidores da Justiça Federal, especialmente os que estiveram ao seu lado durante 25 anos de atividades na 6ª Vara Federal do Ceará, e os do seu gabinete no TRF5, onde estava atuando como desembargador convocado. “Não pensem que também não pensei em deitar falação sobre justiça, compromisso e vocação. Entretanto, limito-me a dizer que farei neste Tribunal, discretamente, o que já tenho feito durante quase toda minha vida: mais de 43 anos no Judiciário, dos quais mais de 30 deles dedicados à magistratura”, finalizou.



Fonte: TRF5
Seção: Notícias
Categoria: TRF5

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. Roberto Machado toma posse como desembargador federal do TRF5. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 26 Dez. 2014. Disponível em: www.investidura.com.br/noticias/248-trf5/325649-roberto-machado-toma-posse-como-desembargador-federal-do-trf5. Acesso em: 28 Jan. 2021

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO