TRF5

Joana Carolina recebe Medalha do Mérito Heroínas de Tejucupapo

A desembargadora federal convocada Joana Carolina Lins Pereira será uma das agraciadas com a Medalha do Mérito Heroínas de Tejucupapo, concedida pela OAB-PE, por meio de sua Comissão em Defesa da Mulher Advogada, em homenagem às mulheres que se destacaram, em 2013, nas áreas de ciências jurídicas, medicina, ensino, dentre outras profissões. A comenda será entregue pelo presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, nesta quinta-feira (27), às 16h, no auditório do Edifício do Banco Central do Brasil (Rua da Aurora, 1259, Santo Amaro). A programação conta, ainda, com uma palestra da ex vice-presidente da OAB-PE, Catarina Almeida de Oliveira, que irá falar sobre o tema “Liderança Feminina”.

HEROÍNAS DE TEJUCUPAPO – Em 1646, sem estrutura militar e com poucos homens, a população de Tejucupapo (município a 60 km de distância do Recife), liderada por quatro mulheres – Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Joaquina –, expulsou 600 holandeses do vilarejo. Elas lutaram com bravura, usando todo tipo de armamento disponível: chuços, pedaços de pau e até água fervente, além de poucas armas de fogo. As mulheres de Tejucupapo conquistaram o tratamento de heroínas e o episódio ficou conhecido como a ‘Epopeia das Heroínas de Tejucupapo’.

Fonte: TRF5

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Joana Carolina recebe Medalha do Mérito Heroínas de Tejucupapo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/trf5/joana-carolina-recebe-medalha-do-merito-heroinas-de-tejucupapo/ Acesso em: 25 abr. 2024