TRF5

Desembargadores ministram palestras sobre Princípios de Bangalore e Estado e Integração

Os desembargadores federais Lázaro Guimarães (diretor da Esmafe5), Vladimir Carvalho e Margarida Cantarelli fazem palestras no II Seminário Internacional Justiça Federal e no XIX Simpósio Transnacional de Estudos Científicos que serão realizados, no período de 21 a 25 de setembro, no auditório da Justiça Federal em Sergipe (JFSE). As discussões das mesas temáticas estão relacionados aos chamados Princípios de Bangalore” e Estado e Integração. Na programação do seminário, também será discutido Gestão Pública. Os eventos fazem parte do Plano Nacional de Aperfeiçoamento e de Pesquisa para Juízes Federais (PNA).
Na quinta-feira (24), dentro da programação do II Seminário Internacional Justiça Federal, o desembargador Lázaro Guimarães conduzirá, às 14h, o debate sobre A Independência do Juiz e o Controle Externo da Magistratura. Na sexta-feira (25), o desembargador Vladimir Carvalho comandará duas discussões: a primeira acontecerá às 10h45, no XIX Simpósio Transnacional de Estudos Científicos, sobre Matéria Internacional da Competência da Justiça Federal. Enquanto que a segunda, Condução do Processo e seus Desdobramentos, será realizada, às 14h, no seminário internacional. No mesmo evento, às 17h, a desembargadora Margarida Cantarelli falará sobre “Cooperação Penal Internacional: Transferência de Condenados para Cumprimento de Pena nos Respectivos Países”.
O encontro terá a coordenação dos juízes federais Carlos Rebêlo, Edmilson Pimenta e Lidiane Vieira Bomfim, além dos professores Fernando Escrivani Stefaniu, Jorge Bercholc e Osório de Araújo Ramos Filho. A iniciativa tem o objetivo de fomentar a discussão entre magistrados visando promover um ambiente de permanente reflexão sobre os limites e as potencialidades em uma sociedade democrática. Além de promover no Judiciário Federal uma reflexão crítica sobre processos jurídico-políticos de integração entre Estados, em especial para suas consequências na atividade jurisdicional. A JFSE compartilha a promoção dos eventos com o núcleo sergipano da Esmafe5, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade de Buenos Aires e o Núcleo de Extensão e Pesquisa em Relações Internacionais (NEPRIN). Informações e inscrições pelo site www.jfse.jus.br.

Fonte: TRF5

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Desembargadores ministram palestras sobre Princípios de Bangalore e Estado e Integração. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/trf5/desembargadores-ministram-palestras-sobre-principios-de-bangalore-e-estado-e-integracao/ Acesso em: 28 mar. 2024