TRF1

Mutirão de Conciliação em Teresina/PI alcança mais de 90%: cultura consolidada

 

 O Mutirão de Conciliação CONSTRUCARD promovido pela Seção Judiciária do Piauí, entre os dias 6 e 9 de agosto, atingiu o índice de 90% de acordos e mais de R$ 1 milhão e 600 mil em valores negociados.

Nos quatro dias da iniciativa, ocorreram 51 audiências de conciliação de processos que envolviam o sistema de financiamento de material de construção pela Caixa Econômica Federal.

Participaram do mutirão os juízes federais Lucas Mariano Cunha Aragão de Albuquerque ? coordenador adjunto do Núcleo de Conciliação da Seccional ?, Bruno Augusto Santos Oliveira, Wagmar Roberto Silva e Dayse Starling Lima Castro, além de servidores e prestadores de serviços da SJPI.

Na ocasião, o juiz federal Lucas Mariano Aragão de Albuquerque falou sobre a importância da conciliação. ?O percentual de acordos celebrados demonstra a importância da conciliação. As pessoas têm comparecido ao mutirão e ? o que é mais importante ? saído das audiências com a situação resolvida. As audiências são rápidas ? duram cerca de meia hora. A conciliação torna a Justiça mais célere, e os resultados são mais satisfatórios, porque construídos pelas partes, que dialogam e chegam a bom termo?, declarou o magistrado.

O juiz federal creditou o alto percentual de acordos celebrados à análise prévia dos processos, o que permitiu à Caixa Econômica Federal oferecer descontos atrativos e parcelamento dos débitos.

?Na conciliação, todos saem ganhando. A instituição fi­nanceira recupera parte dos seus recursos, a Justiça encerra processos de forma mais rápida, e o cidadão regulariza sua situação financeira, retirando seu nome dos cadastros de restrição ao crédito, como SPC e Serasa. No caso específico desse mutirão, a Caixa Econômica está oferecendo des­contos de até 85% no valor da dívida e parcelando em até seis vezes. É uma oportunidade única para quitar o débito, extinguir a ação judicial e resgatar seu poder de compra?, encerrou o juiz federal.

 

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1.ª Região

 

Fonte: TRF1

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Mutirão de Conciliação em Teresina/PI alcança mais de 90%: cultura consolidada. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/trf1-noticias/mutirao-de-conciliacao-em-teresina-pi-alcanca-mais-de-90-cultura-consolidada/ Acesso em: 25 abr. 2024