Conselho da Justiça Federal

Diretora do TRF2 fala sobre a importância da biblioteca especializada em direito em palestra no CJF

 

A diretora da Secretaria de Documentação e Disseminação da Informação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Lenora Beaurepaire Schwaitzer, falou na sexta-feira, 22 de novembro, sobre “A importância da biblioteca especializada em Direito à luz da bibliometria”, durante os trabalhos do  II Encontro dos Profissionais da Informação da Justiça Federal. O evento  foi promovido pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF).

 

Em sua apresentação, Lenora Beaurepaire identificou o contexto atual, conceituou o que é a   bibliometria e seus objetivos. “A bibliometria recebe diversos conceitos. Um deles explica que é uma técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico”, disse.  Ela apontou ainda que o estudo bibliométrico oferece uma base  para quem acha que a sua biblioteca  esteja em risco. “A bibliometria explica como vocês podem  fundamentar o pedido de novos livros, artigos e títulos. Além disso, dá toda a fundamentação  teórica , não apenas para manutenção  do próprio espaço de informação,  mas também para essas aquisições”, apontou Lenora Beaurepaire. 

 

O século XXI, segundo a secretária, trouxe novas formas de produção do conhecimento, avanços tecnológicos e maior autonomia para o usuário. “O futuro dos serviços de informação tradicionais dependerá de cada área, mas a realidade que foi apontada durante o encontro é imediata para muitas”, revelou. Lenora Beaurepaire mostrou ainda a importância de uma biblioteca especializada em Direito a partir de uma análise bibliométrica.  De acordo com ela, o método também analisa a frequência de citações, tipo de material, idioma, origem geográfica, vida média da literatura e fator de penetração de revistas. De 158 artigos jurídicos avaliados por uma pesquisa bibliométrica feita pela secretária, apenas oito estão da web, o que equivale a 5,26% dos artigos e 1,39% das referências da web.  “Por isso, eu digo, longa vida às bibliotecas especializadas em Direito, pois ainda é lá que se acham as principais informações”, disse.  

 

O evento, que aconteceu entre os dias 20 a 22 de novembro no auditório do CJF, reuniu bibliotecários e profissionais da informação de toda a Justiça Federal. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar recursos, serviços e informações, bem como propor a atualização da base de dados bibliográfica e o desenvolvimento de ações de gestão do conhecimento e da informação. Além disso, o encontro auxiliou no planejamento e na execução das metas propostas para a área da Informação na Justiça Federal, no biênio de 2014-2016.

 

 

Fonte: CJF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Diretora do TRF2 fala sobre a importância da biblioteca especializada em direito em palestra no CJF. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-da-justica-federal/diretora-do-trf2-fala-sobre-a-importancia-da-biblioteca-especializada-em-direito-em-palestra-no-cjf-2/ Acesso em: 17 abr. 2024