Conselho da Justiça Federal

Via Legal mostra dificuldades das vítimas de câncer para iniciar o tratamento

No Brasil, uma das maiores dificuldades enfrentadas por pessoas que recebem o diagnóstico de câncer é conseguir começar logo o tratamento. A realidade mostra que a espera continua longa, o que pode comprometer a luta do paciente pela sobrevivência. Este é um dos assuntos do Via Legal dessa semana que mostra a realidade no Rio de Janeiro. Bernardo Menezes detalha a situação no Instituto Nacional do Câncer onde o desrespeito à lei é provocado, principalmente, pela falta de pessoal. 

Outro destaque desta edição é um acordo firmado em São Paulo para viabilizar a construção de moradias populares. Um terreno que era usado como depósito da Justiça Federal vai abrigar as construções destinadas a 1,8 mil famílias. Erica Resende explica como foi viabilizada a parceria que deve garantir dignidade a milhares de brasileiros que vivem na maior cidade do país.  A falta de espaço é uma das maiores dificuldades para resolver o problema habitacional na capital paulista.

O programa dessa semana também trata de uma questão de saúde pública: a esterilização de cães e gatos que vivem nas ruas. Em Santa Catarina, duas veterinárias atuam de forma voluntária para fazer as castrações. A medida é apontada como a mais eficaz para evitar a superpopulação de animais abandonados, um problema que se repete na maioria das cidades. Marcelo Magalhães mostra como funciona o trabalho e conta por que as duas profissionais tiveram de recorrer à Justiça Federal para manter a atividade. A ação foi contra a atuação do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Direto de Recife, Edna Nunes mostra o desfecho de um processo que começou com a denúncia de criação de animal silvestre como bicho de estimação e acabou expondo falhas graves no trabalho do Ibama. Um papagaio apreendido pela fiscalização morreu no criadouro do órgão público. A falta de estrutura do local é evidente, o que deixou a antiga dona da ave ainda mais revoltada. Agora, ela quer ser indenizada pelo Estado.  

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

06 de novembro – quarta-feira 21h30

08 de novembro – sexta-feira 12h30

11 de novembro – segunda-feira 21h30

TV CULTURA

10 de novembro – domingo 06h30

TV BRASIL 

(Brasília – canal 02)

10 de novembro – domingo 6h

Fonte: CJF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Via Legal mostra dificuldades das vítimas de câncer para iniciar o tratamento. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-da-justica-federal/via-legal-mostra-dificuldades-das-vitimas-de-cancer-para-iniciar-o-tratamento-2/ Acesso em: 28 mar. 2024