Conselho da Justiça Federal

CJF adere à campanha Novembro Azul

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. A fim de contribuir para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas, o Conselho da Justiça Federal (CJF) adere agora à campanha Novembro Azul. Por isso, durante todo o mês, a fachada do CJF será iluminada com a cor azul. 

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. Em vários países, a campanha vai além da conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes, símbolo da campanha, com debates sobre o câncer de próstata e outras doenças como o câncer de testículos, depressão entre outros. 

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

 

Fonte: CJF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. CJF adere à campanha Novembro Azul. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-da-justica-federal/cjf-adere-a-campanha-novembro-azul/ Acesso em: 20 abr. 2024