Conselho da Justiça Federal

Ministro Fischer: pesquisa sobre JEFs é relevante para tomada de posição do Judiciário

Os resultados da pesquisa “Acesso à Justiça: Dez Anos de Juizados Especiais Federais” são relevantes para uma tomada de posição, “talvez um novo sentido para o que queremos e pensamos do Poder Judiciário em relação à sociedade e para buscarmos sempre o aperfeiçoamento”.

As afirmações foram feitas pelo presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, nesta terça-feira (15), em discurso de abertura do workshop sobre o mesmo tema, realizado pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do CJF. O objetivo do evento é discutir os resultados de pesquisa realizada no ano passado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a pedido do CEJ/CJF.

“Nada melhor do que uma reunião ampliada como esta para debatermos e tentarmos solucionar as deficiências eventualmente apresentadas”, disse o ministro a uma plateia formada por juízes e servidores dos juizados especiais federais (JEFs), além de advogados e membros do Ministério Público.

Primeiro passo

O workshop está sendo realizado até quarta-feira (16) no auditório do CJF, para analisar e discutir os pontos críticos dos JEFs apontados pela pesquisa e levantar propostas de melhorias. O evento, de acordo com o presidente do CJF e do STJ, representa o primeiro passo oficial para a formação de novas ações, sendo “de importância basilar para os nossos dias, principalmente porque busca a consolidação de mecanismos práticos, eficientes e capazes de assegurar a agilidade exigida pelo jurisdicionado”.

Fischer ressaltou ainda que o corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ/CJF, ministro Arnaldo Esteves Lima, “com sua visão de vanguarda, sua experiência e conhecimento, mais uma vez avança na realização de ações que geram melhoria do sistema de Justiça, beneficiando aqueles que buscam diariamente.

Fonte: CJF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ministro Fischer: pesquisa sobre JEFs é relevante para tomada de posição do Judiciário. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-da-justica-federal/ministro-fischer-pesquisa-sobre-jefs-e-relevante-para-tomada-de-posicao-do-judiciario-2/ Acesso em: 18 abr. 2024