Conselho da Justiça Federal

Via Legal: família recebe benefício para garantir tratamento ao filho autista

O Via Legal desta semana destaca o desafio enfrentado por uma família da Paraíba para garantir tratamento ao filho autista. Os pais não conseguiam arcar com as despesas decorrentes da doença e, por isso, procuraram ao INSS. A intenção era ter acesso ao benefício de prestação continuada, que prevê o pagamento de um salário mínimo por mês. A Previdência negou o pedido com o argumento de que a renda familiar superava o limite previsto na legislação. A alternativa do casal foi procurar a Justiça Federal.  A reportagem é de Edna Nunes. 

O programa também repercute o embate envolvendo médicos ortomoleculares e o Conselho Federal de Medicina. A entidade de classe não reconhece esse tipo alternativo de tratamento e, por isso, editou uma norma restringindo a atuação dos profissionais. Viviane Rose mostra os argumentos dos dois lados e explica por que a resolução foi considerada abusiva e acabou sendo suspensa pela Justiça Federal. 

Do Rio de Janeiro, Bernardo Menezes fala sobre a condição de milhares de brasileiros que recebem indenização do Estado por terem sofrido danos irreparáveis durante o regime militar. A reportagem mostra que esse tem sido o recuso usado pelo País para compensar os abusos cometidos na época, mas nem sempre há consenso quanto ao total a ser pago às vítimas. No Rio de Janeiro, um jornalista foi condenado a devolver os valores recebidos de forma indevida.

Transparência. Esse também é um dos assuntos do Via Legal desta semana. Erica Resende mostra que uma das instituições de ensino mais respeitadas do país se recusava a divulgar as notas dos candidatos aprovados no vestibular. Depois de descumprir uma recomendação do Ministério Público Federal, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA, foi parar no banco dos réus. Para quem está na disputa por uma das vagas na faculdade, ter acesso às notas é mais uma forma de se preparar para o concorrido processo seletivo. 

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

02 de outubro – quarta-feira 21h30

04 de outubro – sexta-feira 12h30

07 de outubro – segunda-feira 21h30

TV CULTURA

06 de outubro – domingo 6h30

TV BRASIL ( Brasília – canal 2)

06 de outubro – domingo 6h

Fonte: CJF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Via Legal: família recebe benefício para garantir tratamento ao filho autista. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-da-justica-federal/via-legal-familia-recebe-beneficio-para-garantir-tratamento-ao-filho-autista/ Acesso em: 19 abr. 2024