Conselho da Justiça Federal

CJF finaliza inspeção no TRF1

Nesta quarta-feira (25/09), o Corregedor-Geral da Justiça Federal, ministro Arnaldo Esteves Lima, encerrou os trabalhos de inspeção do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O presidente em exercício do TRF1, desembargador Daniel Paes Ribeiro, conduziu a cerimônia e relembrou as palavras do corregedor durante a abertura da inspeção, de que o objetivo é corrigir eventuais equívocos, visando à melhoria da prestação jurisdicional.

O ministro Arnaldo Esteves destacou que “os trabalhos transcorreram num clima de absoluta normalidade. As equipes verificaram tudo aquilo que foi programado e agora serão elaborados os relatórios a serem consolidados em um único documento para apresentação ao Conselho da Justiça Federal (CJF) e, posteriormente, para encaminhamento ao TRF1”. O corregedor ressaltou que é normal que tenham sido identificados problemas na inspeção, uma vez que a 1ª Região tem um grande volume de trabalho, por ser a mais abrangente.

Antes de encerrar, Arnaldo Esteves fez uma proposta inédita ao presidente em exercício do TRF1, para que o grupo de juízes que liderou as sete equipes de trabalho, juntamente com o Tribunal e a corregedoria, se reunissem após a elaboração relatório para debater os achados da inspeção. “Seria um encontro informal, uma troca de ideias sobre os principais pontos que o relatório apontar. A conversa muitas vezes é mais produtiva do que o que está no papel, a escrita é mais fria, mais impessoal. A reunião seria para que as equipes passem aos desembargadores a impressão que tiveram dos aspectos positivos e do que, eventualmente, não acharam positivo, além de fazer sugestões. Tudo da forma mais democrática possível.”

A juíza auxiliar da Corregedoria-Geral, Camila Plentz Konrath, coordenou uma das equipes que atuou na área judiciária, formada pelos assessores do ministro Arnaldo Esteves, Guilherme Ribas e Juliana Faria. “Coube a nós fazer uma triagem e separar uma mostra dos processos para formar uma ideia de cada gabinete. Foram feitas anotações sobre os autos e houve a troca de ideias e conversas com os assessores e os desembargadores”. 

Camila Plentz adiantou alguns achados da inspeção. “Em linhas gerais, a gente verificou que o Tribunal tem um acervo muito grande e que, por isso, tem dificuldade de cumprir as metas 1 e 2 do CNJ, no sentido de julgar mais processos do que recebe. Há peculiaridades por se tratar de uma região imensa, com problemas técnico-operacionais, até de acesso à internet. Tudo isso forma um conjunto que explica alguns fatores de maior atraso no TRF1 do que, eventualmente, em outros tribunais”, afirmou.

A juíza ressaltou ainda que a inspeção sempre é positiva no sentido de disseminar boas práticas, uma vez que, a cada inspeção, a equipe vivencia experiências positivas que podem vir a ser aplicadas em outros tribunais, “o que permite a cópia de modelos do que esteja funcionando bem”, ressaltou.

Fonte: CJF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. CJF finaliza inspeção no TRF1. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-da-justica-federal/cjf-finaliza-inspecao-no-trf1-2/ Acesso em: 29 mar. 2024