Conselho da Justiça Federal

Via Legal discute as exigências dos concursos públicos

Estabilidade e bons salários. Esses são os principais motivos que levam um número cada vez maior de pessoas a tentar uma vaga no serviço público. A disputa é acirrada: sobram candidatos e faltam vagas. Para selecionar os mais preparados, as provas têm alto grau de dificuldade. Mas, além de se sair bem nos testes, o candidato precisa cumprir uma série de exigências. Às vezes, é preciso brigar até pelo direito de fazer a prova. O repórter Juliano Domingues foi saber o faz o que faz tantos editais serem contestados na Justiça.

E se engana quem pensa que a disputa termina com a aprovação no concurso. Assim como na iniciativa privada, no serviço público, muitas promoções internas exigem um esforço extra do profissional. De São Paulo, Erica Resende traz a história de militares das Forças Armadas que sonham em representar o país em missões internacionais, como a que ajuda na reconstrução do Haiti. A reportagem mostra ainda o exemplo de um militar que recorreu aos tribunais depois de ter o pedido rejeitado pelo comando da corporação. 

O programa também discute um problema recorrente no país: a situação das rodovias. Em bóia parte delas, sobram buracos e falta acostamento e sinalização. Além disso, quem se arrisca nas estradas ainda precisa estar preparado para desviar de animais, que a qualquer momento podem atravessar a pista. Analice Bolzan conta o que pode ser feito para evitar que uma simples viagem de carro termine em tragédia e o que fazer para, em caso de acidentes, garantir a punição dos responsáveis.

Esta edição ainda fala sobre os perigos do culto exagerado ao corpo. A corrida pela forma perfeita faz milhares de vítimas em todo o mundo. São pessoas que não abrem mão de suplementos nem sempre saudáveis. No Rio de Janeiro, foi parar na Justiça a tentativa de uma empresa de importar um produto não autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Viviane Rosa explica que produto é esse e porque o governo vê riscos na liberação defendida por empresários e até por consumidores.

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA
(canal 95)

Dia 16 de dezembro às 21h30
Dia 20 de dezembro às 18h

REDE CULTURA
Dia 19 de dezembro às 7h30
Dia 21 de dezembro às 7h30
 
TV BRASIL – DF
(canal 2)

Dia 20 de dezembro às 6h

http:\\vialegal.cjf.jus.br

Fonte: CJF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Via Legal discute as exigências dos concursos públicos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-da-justica-federal/via-legal-discute-as-exigencias-dos-concursos-publicos-2/ Acesso em: 29 mar. 2024