Câmara

Câmara homenageia cidadãos e entidades por incentivar transparência pública

A Câmara dos Deputados entrega hoje o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública, que busca reconhecer cidadãos e entidades que se destacam no trabalho de fiscalização administrativa e patrimonial do setor público no Brasil.

A premiação será entregue pela Mesa Diretora e pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) durante sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, às 10 horas.

Neste ano, serão premiados :
– Na categoria Sociedade Civil:
A Sociedade Eticamente Responsável – indicada pelo presidente da CFFC, deputado Edmar Arruda (PSC-PR).

“[A associação] criou mecanismos para a atuação da sociedade de forma preventiva, visando coibir favorecimentos em processos licitatórios”, explica o parlamentar. Essa atuação, segundo o deputado, levou a entidade a conquistar o reconhecimento da Organização das Nações Unidas.

Veja quem recebeu o prêmio no ano passado.

– Na categoria Governamental:
O prefeito da cidade de São Paulo Gilberto Kassab – indicado pelo deputado Guilherme Campos (PSD-SP).

Kassab foi escolhido pela iniciativa pioneira da prefeitura de divulgar online os dados da administração municipal, ainda em 2009, antes da Lei de Acesso à Informação (12.527/11) entrar em vigor. “Os benefícios alcançados com a prática de transparência ou fiscalização permitiram o engajamento da sociedade no controle social dos gastos públicos”, explica Guilherme Campos.

– Como oradora de honra
A ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon Alves, em reconhecimento a sua atuação como corregedora do Conselho Nacional de Justiça.

Fonte: Portal Câmara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Câmara homenageia cidadãos e entidades por incentivar transparência pública. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/camara-homenageia-cidadaos-e-entidades-por-incentivar-transparencia-publica/ Acesso em: 29 mar. 2024