Câmara

Seminário e shows marcarão Dia Nacional do Hip Hop

A liderança do PSB promove hoje, a partir das 14 horas, no Plenário 2, um seminário e diversas apresentações para comemorar o Dia Mundial do Hip Hop (12 de novembro). Com o tema “A história do hip hop e a importância social, cultural, política e econômica do movimento”, o seminário será aberto pelo ministro do Trabalho, Brizola Neto, e pela secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg.

Também falarão na abertura o deputado Jovair Arantes (PTB-GO) e o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), autores de projetos de lei sobre o hip hop (PL 1003/07); e o deputado Romário (PSB-RJ), autor do requerimento de realização do seminário.

O deputado fluminense, que já declarou ser fã do estilo musical, agora pretende trazer o assunto para o dia a dia do Parlamento. “O hip hop tem um alcance inestimável, afasta jovens da violência, promove a cultura e gera renda. Se o poder público não apoiar o movimento ele continuará marginalizado."

O universo do hip hop engloba profissionais como dançarinos, grafiteiros, estilistas, DJs e MCs (iniciais de Mestre de Cerimônia que, no hip hop, são os cantores das músicas). Para Romário, essas pessoas devem ser amparadas para entrar no mercado formal de trabalho. “Hoje esse movimento faz parte de uma indústria que gera muita renda. Temos que trazer esses artistas para a formalidade. Isso impediria que a arte dessa galera fosse explorada por grandes empresas sem gerar renda para os artistas e as comunidades”, defende o deputado.

Ao final do dia, o evento se transformará em um sarau com apresentação de DJs, MCs e grafiteiros sob o comando do DJ Chokolaty.

Câmara - Participação Popular - Selo internet - mouse

Ao vivo
Os internautas poderão assitir ao evento ao vivo e participar de bate-papo promovido pelo portal e-Democracia. Clique aqui e participe!

Para acompanhar pelo Twitter, é só usar a hastag #HipHop no dia do evento. Romário estará conectado e respondendo aos twitteiros.

Veja a programação completa do seminário.

Fonte: Portal Câmara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Seminário e shows marcarão Dia Nacional do Hip Hop. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/seminario-e-shows-marcarao-dia-nacional-do-hip-hop/ Acesso em: 28 mar. 2024