Câmara

Presidente da CPI diz que silêncio de acusada é "ruidoso"

O presidente da CPI do Tráfico de Pessoas, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), inconformado com o silêncio da deponte Carmem Kieckhofer Topschall , afirmou que, ao se recusar a responder a perguntas triviais, ela dava o direito à comissão de concluir que "quem cala consente".

"O seu silêncio já está ruidoso demais. Isso está virando uma brincadeira de mau gosto, isto está virando um cinismo", afirmou ele, quando ela se recusou a responder se já tinha ido à cidade de Monte Santo, que fica a 350 km de distância de Pojuca (Grande Salvador), onde mora.

Conforme depoimentos anteriores à comissão, Carmem intermediou adoções em Monte Santo. Ela está se recusando a responder a qualquer pergunta relacionada à investigação, com o argumento de que isso poderia prejudicar sua defesa em procedimento investigativo aberto pelo Ministério Público da Bahia.

A depoente disse que é a maior interessada no esclarecimento dos fatos, mas que o fará perante o Ministério Público baiano. Porém, ela respondeu a poucas perguntas não relacionadas à investigação, todas ligadas ao seu passado. Disse que nasceu em Porto Algre (RS) e que se mudou para a Bahia para abrir uma empresa de processamento de tripa bovina, em razão dos incentivos fiscais oferecidos a empresários pelo governo da Bahia.

Filhos
Ela não quis responder nem sequer se seus filhos são adotados ou biológicos, o que deixou a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) "frustrada e revoltada".

Carmem disse também que nunca havia sido convocada para depor na CPI. Disse que soube pelos jornais que havia uma ordem coercitiva para que depusesse. Jordy apresentou cópias dos ofícios de convocação, mas ela afirmou que nunca os recebeu.

O deputado Severino Ninho (PSB-PE) insistiu em saber se a empresária Carmem Kieckhofer Topschall responde a acusações de adoção ilegal também do Rio Grande do Sul, além da Bahia. Ela disse que, se isso está acontecendo, não é do seu conhecimento.

A reunião prossegue no Plenário 11.

Continue acompanhando esta cobertura.

Fonte: Portal Câmara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Presidente da CPI diz que silêncio de acusada é "ruidoso". Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/presidente-da-cpi-diz-que-silencio-de-acusada-e-quotruidoso-quot/ Acesso em: 29 mar. 2024